O que fazer em Ubatuba: passeios, atrativos e pontos turísticos

Esse é o índice que relaciona o que fazer em Ubatuba. Aqui você encontrará atrativos e pontos turísticos, além de outras opções de passeios. Em um futuro breve criaremos artigos especializados, tal como Ubatuba Guide, que é nosso parceiro e relacionou o que fazer em Ubatuba.

Se você está em busca de opções de passeios pela natureza, talvez queira acessar o índice das Trilhas de Ubatuba ou ainda conhecer as Ilhas de Ubatuba. Caso esteja em busca de um atrativo ou passeio mais específico, por gentileza escreva-nos. Tentaremos auxiliar em todas questões.

Praia da Sununga

Diante de um cenário que encanta seus visitantes, a Praia da Sununga sempre foi conhecida por ser onde fica a Gruta que Chora. Essa fama tem se expandido através de um esporte que vem conquistando rapidamente novos adeptos, o skimboard. Em Ubatuba, e no mundo, a Sununga é uma das melhores praias para a prática de skimboard.

Rua Guarani

A Rua Guarani consolidou-se como um dos principais destinos de compras, gastronomia e entretenimento de Ubatuba. Passear durante a tarde ou durante a noite é extremamente agradável. Durante o dia, quando há menos movimento, é muito procurada para compras. Já durante a noite seus restaurantes ficam lotados, assim como pizzarias, sorveterias e bares. Ela está localizada entre o Itaguá e o Centro, de fácil acesso e com muitos atrativos próximos.

Praia do Cruzeiro

Sobram opções do que fazer na Praia do Cruzeiro em Ubatuba. Fica no Centro da cidade e também é conhecida como Praia de Iperoig. Por ali você encontrará a Feirinha Hippie, Sobradão do Porto e outras opções de passeios. É um dos bairros onde turistas e moradores se reúnem para curtir a noite em Ubatuba.

Igreja Matriz

A Igreja Matriz de Ubatuba ou Paróquia Exaltação da Santa Cruz é um dos poucos símbolos arquitetônicos/históricos remanescentes do município. Além da prática da religiosidade cristã, visitá-la é uma oportunidade de viajar no tempo e conhecer um pouco da história do município. Ela fica na região central do município, bem próxima da orla da Praia do Cruzeiro/Iperoig e, devido ao seu fácil acesso, pode ser incluída em roteiros-tous.

Projeto Tamar

A Base do Projeto Tamar em Ubatuba é tanto um dos principais pontos turísticos do município, como também figura na lista das três principais bases do projeto no Brasil. Além dela, Fernando de Noronha e Praia do Forte são as outras duas.

Sobradão do Porto

Uns referem-se a ele como Sobradão do Porto, outros como Casarão do Porto. Como preferir, fato é que ele é um importante símbolo da história recente de Ubatuba. Tamanha sua importância e relevância para a história, não somente de Ubatuba mas também do Brasil, foi tombado pela SPHAAN e, mais tarde, pelo CONDPHAAT. O Sobradão do Porto fica na região central do Ubatuba, a poucos metros da Praia do Cruzeiro. Um local para se conhecer em Ubatuba.

Loading

Praia Grande

Seguramente uma das mais badaladas praias do litoral norte paulista, a Praia Grande em Ubatuba é frequentada por quem gosta de agitação. Com completa infraestrutura comercial, próxima de outras praias muito conhecidas, ampla diversidade de hospedagens e muitas opções do que fazer, é uma praia de Ubatuba para todos os públicos.

Mirante Baguari de Fora

Outro mirante que não consta na lista oficial de Mirantes de Ubatuba é o Mirante Baguari de Fora. Sem nenhuma infraestrutura, as margens da estrada que leva até a Ponta Grossa, ele oferece uma vista singular e panorâmica da Praia Vermelha do Centro, Praia Grande e da Praia das Toninhas. O acesso é pela Praia do Tenório, na região central de Ubatuba.

Farol do Cruzeiro

Enquanto alguns o chamam de Farol do Cruzeiro, outros adotam o nome Farol da Barra. Cruzeiro é uma alusão a Praia do Cruzeiro, onde está localizado. Barra faz referência a Barra ou Vila dos Pescadores, localizada nas proximidades. O Farol do Cruzeiro é um local delicioso para passear aos finais de tarde. Oferece uma belíssima vista da baía central de Ubatuba. É também um ponto que recebe muitos pescadores munidos de vara e anzol que, por ali, lançam suas iscas com uma bela vista da Praia do Itaguá e da Prainha do Matarazzo.

Saco da Ribeira

Com muitas opções do que fazer nos arredores, a Praia do Saco da Ribeira é uma praia de Ubatuba para conhecer. O local abriga a maior concentração de embarcações e é o centro do turismo náutico em Ubatuba. Dali partem embarcações para os principais destinos turísticos da cidade, tais como a Ilha Anchieta e Ilha das Couves.

Mirante Praia do Alto e Vermelha

O Mirante da Praia do Alto e Vermelha do Norte é bem rústico. Trata-se na verdade de uma clareira na mata de onde pode-se observar a Praia Vermelha do Norte, um trecho da Praia do Cruzeiro e uma bela panorâmica da Praia do Itaguá, além do Caisão do Porto e da Praia do Cedrinho / Cedro. Há como estacionar, porém tudo por ali é rústico. Um bom ponto de parada para admirar a beleza da baía central de Ubatuba. Apesar de ficar próximo da Praia do Alto, não é possível ver sua orla a partir do mirante.

Caisão de Ubatuba

O Caisão de Ubatuba ou Cais do Porto de Ubatuba é um histórico atrativo do município. Ele fica na região central e oferece uma vista singular da baía central da cidade. Dele ainda é possível avistar as primeiras praias da região norte, além de ser um ponto muito procurado para pesca de vara e anzol e para saltar no mar.

Loading

Algumas das principais Praias de Ubatuba

No centro sugerimos três praias para conhecer. A Praia do Itaguá (Ubatuba) é imprópria para banho mas, assim como a de Iperoig ou do Cruzeiro (no centrão mesmo), oferece ótimas opções de passeios e atrativos, bem como restaurantes e bares.

Praia do Tenório: uma das melhores praias de Ubatuba para banho, frequentada por famílias e crianças.
Praia Vermelha do Centro, Ubatuba: uma das melhores praias de Ubatuba para surfar, frequentada principalmente por jovens.
Praia do Cedrinho, Ubatuba: a única mais isolada e acessível por trilha na região central. Cedrinho é uma ótima praia para mergulho livre.

Principais praias no norte de Ubatuba

Essas são as principais praias de Ubatuba no lado norte, sentido Centro-Paraty.

  1. Praia da Barra Seca, Ubatuba: praia bem tranquila, com belíssima vista da baía central e ótima para contemplar o pôr do sol.
  2. Praia Vermelha do Norte, Ubatuba: referência do surfe em Ubatuba, a Vermelha é muito frequentada por jovens, de tombo e com alguns quiosques.
  3. Praia do Alto, Ubatuba: acessível por trilha fácil, porém um pouco íngreme, é uma ótima praia de Ubatuba para mergulho livre iniciante. Frequentada por famílias e boa para crianças.
  4. Praia de Itamambuca: símbolo do surfe no município. Frequentada durante todo o ano, principalmente por famílias, jovens e, claro, surfistas.
  5. Praia do Português: acessível pela costeira, a Prainha do Félix ou Praia do Português ganhou destaque em 2016 e é uma das mais procuradas para se conhecer.
  6. Praia do Félix: frequentada por todos os públicos, no extremo direito concentram-se mais famílias com crianças e casais, enquanto no esquerdo as ondas cavadas são boas para surfar.
  7. Praia das Conchas, Ubatuba: acessível por trilha a partir do extremo esquerdo do Félix. Como o nome sugere, você encontrará as mais variadas conchas por lá.
  8. Praia do Prumirim: conhecida por seus quiosques, é uma praia de tombo pouco frequentada por banhistas. Nela são oferecidos passeios para a Ilha do Prumirim e outras, como a das Couves, além de ser a mais próxima da cachoeira de mesmo nome, a Cachoeira do Prumirim.
  9. Praia de Puruba: também de tombo, as águas do mar são pouco procuradas, mas o rio compensa. Ela tem diversos campings e é muito procurada por jovens e amantes da natureza.
  10. Praia do Ubatumirim: também com opções de camping, Ubatumirim tem quiosques, mar calmo e é uma das duas únicas praias de Ubatuba que se pode trafegar com veículos na faixa de areia.
  11. Praia do Estaleiro, Ubatuba: separada de Ubatumirim por um rio, ali há uma tradicional comunidade de pescadores. É outra praia onde veículos trafegam.
  12. Praia da Almada: muito procurada por famílias com crianças e onde se realiza a tradicional Festa do Camarâo de Ubatuba, é um lugar encantador para se conhecer.
  13. Praia do Engenho, Ubatuba: acessível a partir da Almada, a praia do Engenho também tem águas calmas mas, diferente de sua vizinha, não oferece diversidade de quiosques. Nela inicia a trilha da praia Brava da Almada.
  14. Praia Brava da Almada: acessível apenas por trilha, seja do Engenho ou da Praia da Fazenda, é uma praia muito procurada por praticantes de surfe.
  15. Praia da Fazenda, Ubatuba: esporadicamente entram algumas ondas para surfar, mas ela é mais conhecida por ser onde fica o Centro de Visitantes e a Sede do Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba).
  16. Praia da Picinguaba: lugar para quem gosta conversas e histórias. A Vila dos Pescadores de Picinguaba abriga uma tradicional comunidade de pesca e, além disso, é o ponto mais próximo da Ilha das Couves.
  17. Praia do Camburi, Ubatuba: Camburi das Pedras é sinônimo de imersão cultural, com comunidade tradicional de pesca e um quilombo, além da Cachoeira dos 3 Poços e de ser muito procurada para camping.

Principais praias na região sul de Ubatuba

Saindo do centro sentido Caraguá, essas são algumas das principais praias de Ubatuba.

  1. Praia Grande Ubatuba: a praia mais badalada e movimentada cidade, com completa infraestrutura comercial.
  2. Praia das Toninhas: excelente infraestrutura de quiosques, frequentada por famílias e boa para surfar.
  3. Praia da Enseada, Ubatuba: uma das melhores praias de Ubatuba para banho, mar calmo e sereno, frequentada por famílias e ótima para crianças.
  4. Praia da Santa Rita: tem mar calmo e sem estrutura comercial. Na lista das praias de Ubatuba para conhecer de muitas pessoas.
  5. Saco da Ribeira: pólo emissor de embarcações onde contrata-se passeios para diversas ilhas, tais como: Ilha Anchieta e para a Ilha das Couves.
  6. Praia das Sete Fontes: Acessível por trilha ou contratando passeios de escuna em Ubatuba. Tem quiosques e ali habita uma tradicional comunidade de pesca.
  7. Praia da Sununga, Ubatuba: meca do skimboard em Ubatuba e no Brasil. Frequentada por jovens e onde fica a famosa Gruta que Chora. O mar é bravio, pouco indicado para banhistas.
  8. Praia do Lázaro Ubatuba: outra excelente praia de Ubatuba para crianças e famílias, mar calmo e seguro para banhistas com todos os níveis de prática.
  9. Praia Domingas Dias: acessível pelo extremo direito do Lázaro ou pelo Condomínio Pedra Verde. Outra ótima opção para quem busca tranquilidade, sem excesso de ambulantes.
  10. Praia Dura, Ubatuba: paradisíaca, com ampla extensão e faixa de areia, sem quiosques. Ótima para relaxar e curtir o dia.
  11. Praia Vermelha do Sul: diferente das outras praias vermelhas de Ubatuba, a Vermelha do Sul é destino de famílias, casais e todos que buscam tranquilidade.
  12. Praia da Fortaleza: a mais movimentada dessa microregião. Nela há uma piscina natural no extremo direito, onde se tem acesso ao Pontão da Fortaleza e também onde inicia a Trilha das Sete Praias.
  13. Praia do Cedro do Sul: a mais procurada da Trilha das 7 Praias, seja por seu complexo acesso ou para quem quer acampar (lembrando que é proibido camping selvagem nas praias de Ubatuba).
  14. Praia Grande do Bonete (e Praia do Bonete em Ubatuba) : na trilha das 7 praias é a mais bem estruturada comercialmente, onde há uma comunidade tradicional de pescadores.
  15. Praia da Lagoinha: na região é a mais procurada por famílias com crianças em busca de águas calmas. Há apenas um quiosque, porém com atrativos e cachoeiras próximas.
  16. Praia do Sapê: entre Maranduba e Lagoinha, a Praia do Sapê tem pontos tranquilos para entrar no mar, assim como trechos traiçoeiros. Da região é a mais procurada por surfistas.
  17. Praia da Maranduba: a mais agitada e movimentada do extremo sul de Ubatuba, com ótima infraestrutura comercial e turística no bairro, além de inúmeras cachoeiras.
  18. Praia da Caçandoca: acessível por estrada de terra que passa pelo Castelo Arautos do Evangelho, fica em território do Primeiro Quilombo do Brasil reconhecido em terras da Marinha.

Página publicada em 10/08/2018 e revisada em: 02/12/2018 por Redação GO