Praia Brava da Almada, Ubatuba SP: ótima praia de Ubatuba para surf e para conhecer

Um lugar simplesmente incrível! A Praia Brava da Almada tem acesso relativamente fácil e é totalmente preservada, sem comércios tampouco badalação. Público jovem, alto astral e, bem, não poderia ser diferente: o visual e a energia são singulares. Excelente praia de Ubatuba para surf ou que, ao menos, vale uma visita.

Praia Brava da Almada Ubatuba SP Conheça a Praia Brava da Almada em Ubatuba SP

A Praia Brava da Almada é boa para surf e frequentada basicamente por jovens. O acesso principal é por trilha a partir da Praia do Engenho.

É a primeira praia, sentido Paraty, em área de preservação. Por conta disso não há nenhuma infraestrutura comercial: quiosques, pousadas etc.

Outras praias acessíveis por trilha na região: Português, Conchas e Léo. Centro: Cedrinho. Sul: Flamengo, Sete Fontes, Cedro do Sul e Grande do Bonete.

Outras praias de Ubatuba boas para surfar na região: Itamambuca, Vermelha do Norte e Félix. Centro: Vermelha do Centro, Perequê-Açú e Tenório. Sul: Grande, Toninhas e Sapê.

Continue lendo sobre a Praia da Brava da Almada
A primeira de oito praias em área de proteção ambiental é a Praia Brava da Almada. O mar faz jus ao nome! É uma praia de Ubatuba boa para surf e, apesar de rasa, o mar normalmente é agitado. Banhistas sem prática e experiência devem ter muita cautela pois, praticamente deserta, o socorro pode demorar a chegar.

Existem quatro caminhos para chegar na Praia Brava da Almada. Quem é do surf conhece os atalhos (detalhado na seção como chegar). O mais utilizado por turistas é pela trilha no centro da Praia do Engenho. Essa, por sua vez, é acessada por uma pequena escadaria no extremo esquerdo da Praia da Almada.

Essa trilha é leve e rápida. Caminhando tranquilamente, curtindo a natureza e o visual leva entre 20 e 25 minutos. Vale ressaltar que alguns trechos são bem íngremes, especialmente na descida para a Brava. Já na subida do Engenho tem-se a oportunidade de contemplar a beleza de um grande trecho da costa norte, com destaque para a Praia do Puruba.

Muitos deslumbram-se ao chegar na Praia Brava da Almada. Suas águas são esverdeadas, o mar é aberto e, entre outras, privilegiadamente avista-se a Ilha Comprida e a Ilha das Couves. No mais, apenas a linha do horizonte e a natureza do entorno para esquecer da vida e relaxar.

Assim como sua vizinha mais ao norte, a Praia da Fazenda (onde fica o Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba) é totalmente preservada. Com mais de 600 metros de extensão, ampla faixa de areia e muito sombreada, é uma praia de Ubatuba para conhecer e passar o dia.

Por estar em área de proteção, comércios são proibidos. Assegure-se de levar líquidos, alimentos e tudo mais que for suficiente para passar o tempo desejado. Sacolas plásticas são sugestivamente indispensáveis.

Fotos da Praia Brava da Almada Ubatuba SP Fotos da Praia Brava da Almada

Breve seleção de fotos da Praia Brava da Almada em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Praia Brava da Almada Ubatuba SP O que fazer na Praia Brava da Almada

Acessível apenas por trilha e inserida em área de proteção ambiental, na Brava da Almada não é permitido casas nem comércios, então seguem algumas dicas do que fazer na praia Brava da Almada e proximidades.

  • Conhecer a Praia da Fazenda: Ela fica apenas 3 km da entrada da Almada (que também dá acesso ao Engenho e a Brava da Almada). Lá encontra-se o Centro de Visitantes do Núcleo Picinguaba, que faz parte do Parque Estadual da Serra do Mar. Pode-se contratar inúmeros passeios pela natureza, todos com monitores credenciados. É possível chegar até ela por trilha a partir da Brava da Almada.
  • A partir da Brava da Almada é possível observar na linha do horizonte a Ilha das Couves e, na Almada, você encontra passeios de barco para lá.
  • Conhecer a Praia do Camburi: A entrada dela está 12 km de distância ao norte, sentido Paraty. Aliás, ela faz divisa com Paraty e é a última praia de Ubatuba. Durante o caminho está a praia Brava do Camburi, ótima para surf, e na entrada está a Cachoeira da Escada, ponto de parada quase obrigatório para quem passa por ali. A Praia do Camburi é uma das melhores de Ubatuba para acampar e, por trilha a partir dela, chega-se na prainha do Camburi (ou do Grosa) e também na Cachoeira dos 7 Poços.
  • Curtir a tranquilidade das praias do Engenho e da Almada: Elas geralmente são os principais pontos por onde acessa-se a Brava da Almada, contudo existe uma rota alternativa que não passa por elas. Então nossa dica é parar por ali, especialmente na Almada, e aproveitar os bons serviços dos quiosques existentes na orla.

Como chegar na Praia Brava da Almada em Ubatuba SP Como chegar na Praia Brava da Almada

A praia Brava da Almada fica no norte de Ubatuba. A entrada é a mesma utilizada para ir até a Praia da Almada e está localizada na altura do 13 da Rodovia Rio-Santos.

O acesso até a Praia da Almada é por estrada asfaltada, com trechos estreitos, íngremes e esburacados. Da entrada na rodovia até a praia da Almada são quase 4 km de distância.

A partir dali é preciso caminhar até o extremo esquerdo da Almada e atravessar uma pequena escadaria para chegar na Praia do Engenho. No meio do Engenho existe uma outra trilha que leva até a Brava.

Essa é mais utilizada, mas existem outras duas opções. Seguindo por uma bifurcação na estrada ou por uma via a partir da Almada.

A distância da Praia Brava da Almada ao centro de Ubatuba, incluindo o trecho da entrada até a praia, é de aproximadamente 38,5 km. De Paraty, 41,5 km e, de Caraguatatuba, 93,5 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia Brava da Almada.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia Brava da Almada a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia Brava da Almada.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia Brava da Almada. Como o acesso é pela praia da Almada, o link é para essa região.

Almada Agora

Mapa da Praia Brava da Almada em Ubatuba SP Mapa da Praia Brava da Almada

Simplificado mapa da Praia Brava da Almada em Ubatuba.

Praia Brava da Almada Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia Brava da Almada em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia Brava da Almada.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 08/11/2019 por Redação Go Ubatuba