Praia Brava da Fortaleza, Ubatuba SP: aconchegante, cercada de mata e sombreada

Cercada pela mata atlântica, preservada e acessível por trilha leve, a Praia Brava da Fortaleza é uma boa praia para estar com a família, entre amigos ou a dois. É rasa e o mar geralmente calmo, mas vez por outra fica agitado. Um cartão postal da região e de Ubatuba que merece um espaço no roteiro de praias para conhecer.

Praia Brava da Fortaleza Ubatuba SP Conheça a Praia Brava da Fortaleza em Ubatuba

A Praia Brava da Fortaleza é acessível por via asfaltada estreita e esburacada que inicia na Praia Dura, depois segue por uma curta trilha.

Tem pouca infraestrutura comercial, mar geralmente calmo, bom para banho. É frequentada basicamente por jovens e famílias.

Praias próximas mais conhecidas: Fortaleza, Vermelha do Sul, Costa e Cedro do Sul.

Outras praias acessíveis por trilha: Sul: Flamengo, Sete Fontes, Cedro do Sul e Grande do Bonete. Centro: Cedrinho. Norte: Alto, Justa, Português e Lúcio ou Conchas.

Continue lendo sobre a Praia Brava da Fortaleza

Situada ao sul de Ubatuba, a Praia Brava da Fortaleza não é tão brava como seu nome sugere. Ela fica entre as praias da Fortaleza e do Costa. Nas proximidades um mirante oferece vista panorâmica e contribui para que ela mantenha-se na lista dos cartões postais da cidade.

É uma praia preservada, boa para banho e praticamente sem nenhum comércio. Para chegar até a Praia Brava da Fortaleza é necessário seguir por uma estrada que, apesar de asfaltada, é sinuosa e esburacada.

Praticamente todos reclamam, então a sugestão é dirigir com atenção. Após 7 km é possível estacionar nas margens da estrada ou em estacionamentos privados. Depois segue-se por trilha leve e rápida de 10 minutos.

Logo ao pisar na areia você notará a grande disponibilidade de área sombreada. Sombras não faltam, mas na alta temporada são disputadas. Em feriados e no verão geralmente há comércio de bebidas e alimentos, além de cadeiras e guarda-sois para locação. Apesar disso, não há banheiros.

Suas águas possuem tom esverdeado, são limpas e, por ser uma praia rasa, a Brava da Fortaleza é boa para crianças e banhistas com pouca prática. O mar geralmente é calmo mas, em algumas ocasiões, fica realmente agitado. A frequência com que isso ocorre é baixa, entretanto, nesses dias a Brava da Fortaleza torna-se boa para o surf.

Baixa também é a frequência de visitantes. Mesmo no verão costuma ser tranquila, seja pela distância ou por ser acessível apenas por trilha. Uma praia excelente para visitar a dois, estar com a família ou entre amigos.

Para aproveitar ao máximo o dia, considere levar líquidos, alimentos, repelente e tudo aquilo que for necessário. Além das praias do Lázaro e Sununga, da Praia Brava da Fortaleza é possível avistar no horizonte a Ilha Anchieta e o Pontão da Fortaleza.

Fotos da Praia Brava do Sul Ubatuba SP Fotos da Praia Brava do Sul

Breve seleção de fotos da Praia Brava do Sul em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

Como chegar na Praia Brava da Fortaleza em Ubatuba SP Como chegar na Praia Brava da Fortaleza

A praia Brava da Fortaleza fica na região sul de Ubatuba. A entrada está localizada na altura do 73 da Rodovia Rio-Santos.

O acesso principal da Brava da Fortaleza é pela Praia Dura, seguindo pela Av. Uniflora por pouco mais de 6 km.

É preciso estacionar nas margens da rodovia ou em estacionamentos privados, depois descer a trilha. Rápida e fácil, pode ser feita entre 5 e 10 minutos.

A distância da Brava da Fortaleza ao centro de Ubatuba, com o trecho da Dura até ela incluso, é de aproximadamente 25,5 km. De Paraty, 98,5 km e, de Caraguatatuba, 40 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia Brava da Fortaleza.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem da rota de acesso da praia Brava da Fortaleza a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia Brava da Fortaleza.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia Brava da Fortaleza. Será exibido o trânsito ao vivo na Praia da Fortaleza, que fica ao lado.

Fortaleza Agora

O que fazer na Praia Brava da Fortaleza Ubatuba SP O que fazer na Praia Brava da Fortaleza

Destino para quem busca fugir da badalação, não há infraestrutura turística. Veja algumas sugestões do que fazer na praia Brava da Almada e proximidades.

  • Conhecer a piscina natural na praia da Fortaleza: No lado direito da Praia da Fortaleza forma-se uma piscina natural, ótima para mergulho livre. Uma alternativa para refrescar-se no verão e observar a vida marinha.
  • Fazer a Trilha das Sete Praias: Ela inicia no extremo direito da Praia da Fortaleza e termina na Praia da Lagoinha. É de nível médio e é recomendado o acompanhamento de um guia de turismo, mas muitas pessoas o fazem sem. A caminhada dura entre 3h30 e 4h30. Passa pelas praias do , Grande do Bonete e Bonete, além da Deserta, Prainha da Deserta, Oeste e Peres. Uma aventura!
  • Conhecer outras praias no caminho: O acesso da Brava da Fortaleza é a partir da Dura e, ao longo do Caminho, existem algumas algumas praias acessíveis pelas margens da Av. Uniflora, tais como a Vermelha do Sul e do Costa

Mapa da Praia Brava da Fortaleza em Ubatuba SP Mapa da Praia Brava da Fortaleza

Simplificado mapa da Praia Brava da Fortaleza em Ubatuba.

Praia Brava da Fortaleza Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia Brava da Fortaleza Bem Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia Brava da Fortaleza.

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 01/12/2017 por Redação Go Ubatuba