Praia da Barra Seca, Ubatuba SP: próxima ao centro e frequentada por famílias

Primeira praia da região norte de Ubatuba, sentido Paraty, a Praia da Barra Seca separa-se do Perequê-Açú apenas pelo Rio Indiaiá. É frequentada por famílias e também por grupos de amigos que gostam de curtir praia na areia. Dela é possível contemplar a baía central de Ubatuba e admirar o pôr-do-sol.

Praia da Barra Seca Ubatuba SPPraia da Barra Seca, Ubatuba SP

A Praia da Barra Seca fica no início da região norte. Os preços praticados são populares e tem fácil acesso. Com águas calmas, é boa para a prática de SUP e para famílias.

Na orla existem alguns quiosques poucos aconchegantes. Dela é possível chegar na praia do Perequê-Açú (atravessando o Rio Indaiá), além da praia Saco da Mãe Maria e Vermelha do Norte, por trilha.

Praias próximas mais conhecidas na região norte: Vermelha do Norte, Itamambuca e Félix. Centro: estão as praias do Perequê-Açú, Cruzeiro e Itaguá.

Outras praias boas para SUP e famílias na região: Félix (lado direito), Ubatumirim e Almada. Centro: Praia do Tenório. Sul: a Enseada, Santa Rita e Lázaro.

Continue lendo sobre a Praia da Barra Seca

Acessada por três maneiras diferentes, a Praia da Barra Seca é extremamente tranquila pela proximidade com o centro, apenas 6 km. Primeira da região norte de Ubatuba, vizinha do Perequê-Açú.

Apesar do principal acesso estar localizado em um trecho de tráfego intenso durante o verão, a Barra Seca mantém aspecto de comunidade. Definitivamente não é uma das mais badaladas e a oferece uma vista incrível da baía central. Uma das melhores praias próximas ao centro para apreciar o pôr-do-sol.

Os principais frequentadores são famílias e todos aqueles que buscam refúgio das baladas praias de Ubatuba sem se afastar muito da região central.

Ela tem cerca de 1 km de extensão que, somados com os 2 km da Praia do Perequê-Açú, oferecem uma grande área para quem gosta de caminhar. O Rio Indaiá separa as duas e a travessia se faz caminhando com água entre o nível da cintura e do peito.

As areias são firmes e compactas e, ao final da praia no lado esquerdo, inicia uma trilha que a conecta com a Praia Saco da Mãe Maria e Praia Vermelha do Norte.

A faixa de areia diminuiu do início desse século para cá. Fatores climáticos, que fizeram o nível do mar subir, praticamente engoliram a faixa de areia disponível. Diminui conforme se caminha para o extremo esquerdo, oras passando por trechos rasos de água até chegar na trilha.

Muitos pescadores vivem na Barra Seca e é comum ver barcos ancorados em sua baía. Também é possível ver ranchos de pesca nas proximidades da entrada. Esse trecho é onde concentram-se os comércios: algumas barracas de praia e quiosques, além da marina.

É uma ótima praia de Ubatuba para quem deseja praticar SUP. Apesar de turvo, o mar é uma piscina e, durante todo o ano, sem nenhuma onda.

Fotos da Praia da Barra Seca Ubatuba SP Fotos da Praia da Barra Seca

Breve seleção de fotos da Praia da Barra Seca em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

Como chegar na Praia da Barra Seca em Ubatuba SP Como chegar na Praia da Barra Seca

A praia da Barra Seca fica no norte de Ubatuba. É a primeira da região, sentido Centro-Paraty.

O acesso principal fica na altura do 43,5. Dali é preciso seguir por aproximadamente 1 km por via de bloquete. As vagas para estacionar são poucas e existem estacionamentos privados.

Também pode-se ir por trilha a partir da Vermelha do Norte ou atravessando o Rio Indaiá, a partir do Perequê-Açú.

A distância da Barra Seca ao centro de Ubatuba, pelo bairro do Perequê-Açú, é de aproximadamente 5 km. De Paraty, 68 km e, de Caraguatatuba, 62 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia da Barra Seca.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia da Barra Seca a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia da Barra Seca.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia da Barra Seca.

Barra Seca Agora

O que fazer na Praia da Barra Seca Ubatuba SP O que fazer na Praia da Barra Seca

A Praia da Barra Seca é um lugar para relaxar e curtir o visual. Não é uma das praias de Ubatuba com ampla diversidade de opções do que fazer, entretanto existem algumas possibilidades. Confira as dicas.

  • Conhecer a Praia Saco da Mãe Maria: Inicia pelo extremo esquerdo da Barra Seca. Trajeto de 1,5 km cujo trecho de descida e costeira da Saco da Mãe Maria exigem atenção. Praia deserta.
  • Fazer a trilha para a Praia Vermelha do Norte: Mesmo caminho e distância que a Saco da Mãe Maria, mas segue-se por um caminho diferente. Praia de tombo com correnteza e ondas fortes, frequentada por surfistas.
  • Ir até a Praia do Perequê-Açú: Trecho leve e fácil pelo lado direito da Barra Seca. Basta atravessar o Rio Indaiá caminhando pela água. As águas fresquinhas do rio também são uma boa pedida para refrescar o calor durante o verão.

Mapa da Praia da Barra Seca em Ubatuba SP Mapa da Praia da Barra Seca

Simplificado mapa da Praia da Barra Seca em Ubatuba.

Praia da Barra Seca Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia da Barra Seca em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia da Barra Seca.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 17/10/2018 por Redação Go Ubatuba