Praia da Caçandoca, Ubatuba SP: história, cultura, trilha e belezas naturais

Agradável e isolada, a Praia da Caçandoca fica ao sul de Ubatuba, próxima das praias do Pulso e Maranduba. É muito frequentada durante o verão, boa para banho e para pesca. Local onde fica o primeiro quilombo do litoral norte de São Paulo. É uma das dez praias que integram a Trilha do Saco das Bananas e possui centenária igreja.

Praia da Caçandoca Ubatuba SP Conheça a Praia da Caçandoca em Ubatuba

A Praia da Caçandoca fica no extremo sul de Ubatuba, uma das últimas do município. O acesso é por via de terra bem esburacada, cuja entrada fica logo depois da Praia da Maranduba, sentido Caraguá.

Além da Vila de Pescadores, passa pelo Castelo Arautos do Evangelho e a Praia do Pulso. Dela chega-se na Caçandoquinha, onde inicia/termina a Trilha do Saco das Bananas, passando por 10 praias.

Tem mar calmo, bom para banho e para SUP. É frequentada por famílias e oferece boa infraestrutura comercial de quiosques e outros comércios.

Praias próximas mais conhecidas: Pulso, Caçandoquinha, Maranduba, Sapê e Lagoinha.

Outras praias com mar calmo e boas para banho: Sul: Santa Rita e Fortaleza. Centro: Tenório e Perequê-Açú. Norte: Almada e Félix.

Continue lendo sobre a Praia da Caçandoca
Isolada e com acesso apenas por estrada de terra, a Praia da Caçandoca é boa para banho e muito procurada durante o verão. Ela fica no extremo sul de Ubatuba, depois da Maranduba sentido Caraguatatuba. Para chegar até ela passa-se também pela Praia do Pulso.

Após percorrer aproximadamente 4,5 km pela estreita estrada de terra chega-se na Praia da Caçandoca. Em seus pouco mais de 600 metros de extensão existem alguns quiosques, que comercializam porções e bebidas diversas. Hospitalidade e simpatia são características do povo que ali habita.

O mar é calmo durante todo o ano e, apenas no lado esquerdo, formam-se algumas ondas. Por tais características e por ser rasa, a Praia da Caçandoca é boa para crianças e banhistas sem prática.

É um lugar tranquilo que, ao longo do ano, tem seu próprio ritmo. Em tempos passados era um abrigo para escravos que se rebelavam e lutavam pela liberdade. O Quilombo da Caçandoca é reconhecido como o mais antigo do litoral norte paulista.

No lado direito, por trilha, chega-se na Praia da Caçandoquinha, onde ainda permanece uma centenária Casa da Fazenda. Ali tem início a Trilha do Saco das Bananas (leia mais na seção o que fazer). Distante cerca de 5,6 km está a Ilha do Mar Virado, que pode ser vista de sua orla.

Além da trilha, outra opção do que fazer na Praia da Caçandoca é aprender sobre a história de Ubatuba e do Brasil. Todos são muito receptivos e bons de conversa.

Visitar a Caçandoca pode ser uma viagem no tempo. Oportunidade para conhecer e reforçar as raízes e, por outro lado, descobrir a dimensão da riquezas culturais agregadas a essa nação chamada Brasil. Afinal, como podem afirmar ser quem são aqueles que desconhecem o passado e suas origens?

Fotos da Praia da Caçandoca Ubatuba SP Fotos da Praia da Caçandoca

Breve seleção de fotos da Praia da Caçandoca em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Praia da Caçandoca Ubatuba SP O que fazer na Praia da Caçandoca

Rica em atrativos, a região oferece boas alternativas para se fazer. Seguem algumas dicas do que fazer na Praia da Caçandoca e arredores.

  • Conhecer a ARCQC (Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo da Caçandoca): Grande oportunidade de ter contato com descendentes daqueles que ocupam as terras da região há mais de dois séculos. Cultura e história não apenas de Ubatuba, mas de nossa nação e do mundo (infelizmente). Certamente uma vivência única e culturalmente enriquecedora.
  • Visitar a Vila dos Pescadores: Logo no início da estrada é possível notar que por ali há comércio de peixes. Para quem gosta é um prato cheio, peixes frescos direto com os pescadores.
  • Conhecer o Castelo Arautos do Evangelho: Para quem possui religiosidade e, principalmente, católicos, ponto de parada obrigatório.
  • Conhecer a Praia da Caçandoquinha: Ela é vizinha e é acessível por uma trilha muito rápida e fácil a partir do extremo direito da Caçandoca. É necessário subir uma grande rocha com auxílio de corda e depois caminhar por 5 minutos.
  • Conhecer a Praia do Pulso: Ela é vizinha e também é acessível por trilha fácil e rápida, só que essa a partir do lado esquerdo da Caçandoca.
  • Fazer a trilha do Saco das Bananas: Inicia no extremo direito da Praia da Caçandoquinha e, apesar de ser altamente recomendado o acompanhamento de um guia de turismo, muitas pessoas fazem a trilha por si próprias. É uma trilha muito pesada e demorada. Passa por inúmeras praias, tais como a da Raposa, Saco das Bananas, Simão, Lagoa, Ponta Aguda, Figueira, Mansa e Galhetas. Termina na Tabatinga,
    já no município de Caraguatatuba.

Como chegar na Praia da Caçandoca em Ubatuba SP Como chegar na Praia da Caçandoca

A praia da Caçandoca fica na região sul de Ubatuba. A entrada está localizada na altura do 81,8 da Rodovia Rio-Santos.

Via de terra batida, com muitas pedras e buracos cujo trajeto tem aproximadamente 4,5 km. Há uma ampla área para estacionar.

Essa estradinha passa pela portaria do condomínio da Praia do Pulso. Por trilha leve e rápida no extremo direito da praia é possível chegar até a Caçandoca.

A distância da da Caçandoca ao centro de Ubatuba é de aproximadamente 35 km. De Paraty, 102 km e, de Caraguatatuba, 35 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia da Caçandoca.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem da rota de acesso da praia da Caçandoca a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia da Caçandoca.

Linhas de ônibus e trânsito na região da Praia da Caçandoca agora. Será exibido o trânsito na região da Praia da Maranduba, próximo do principal acesso da Caçandoca pela Rio-Santos.

Caçandoca Agora

Mapa da Praia da Caçandoca em Ubatuba SP Mapa da Praia da Caçandoca

Simplificado mapa da Praia da Caçandoca em Ubatuba.

Praia da Caçandoca Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia da Caçandoca em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia da Caçandoca.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 08/11/2019 por Redação Go Ubatuba