Praia da Caçandoquinha, Ubatuba SP: história e natureza acessíveis por trilha

Um refúgio da badalação, a Praia da Caçandoquinha é praticamente uma praia deserta de Ubatuba. Localizada em uma histórica região, é também o ponto de partida/chegada da Trilha do Saco das Bananas, que passa por dez praias, sendo oito delas após a Caçandoquinha, sentido Caraguatatuba. Um lugar para quem busca tranquilidade.

Praia da Caçandoquinha Ubatuba SP Conheça a Praia da Caçandoquinha em Ubatuba

A Praia da Caçandoquinha é frequentada basicamente pelos mesmos visitantes da Praia da Caçandoca, sua vizinha. Aliás, é dela que, por um pequeno trecho que talvez nem possa ser chamado de trilha, chega-se na Caçandoquinha.

Tem águas calmas, nenhuma infraestrutura comercial, uma casa da fazenda dos tempos da escravidão e é onde inicia/termina a Trilha do Saco das Bananas.

Praias próximas mais conhecidas: Caçandoca, Pulso, Maranduba, Sapê e Lagoinha.

Outras praias com mar calmo e boas para banho: Sul: Santa Rita e Fortaleza. Centro: Tenório e Perequê-Açú. Norte: Almada e Félix.

Um pouco mais sobre a Caçandoquinha

Mais próxima de Caraguatatuba que do centro de Ubatuba, a Praia da Caçandoquinha está inserida em uma belíssima região. Ela fica ao lado da Praia da Caçandoca e próxima da Maranduba.

Sem nenhuma infraestrutura turística e comercial, é praticamente uma praia deserta de Ubatuba. O público que a visita, em sua grande maioria, são frequentadores de sua vizinha. Existem dois acessos por terra, ambos por trilha.

Sem dúvida a trilha que inicia no extremo direito da Caçandoca é o meio mais utilizado para chegar na Praia da Caçandoquinha. É preciso subir uma rocha com o auxílio de corda, que sempre está disponível no local.

Também é possível ir até ela através da Trilha do Saco das Bananas, que inicia na praia de Tabatinga, em Caraguatatuba.

É uma praia rasa de águas claras e areias escuras, boa para banho e segura para crianças e banhistas com pouca prática.

Nas margens há um pequeno rancho de pescadores e é cercada de mata nativa, com árvores centenárias. Pela baixa frequência de pessoas, é também procurada por casais.

Ela fica no quintal de uma Casa da Fazenda do período escravagista. A Praia da Caçandoquinha faz parte daquele que é o primeiro quilombo do litoral norte paulista.

No lado direito, um pequeno córrego de água da serra encontra-se com o mar. Por ali é frequente a presença de pescadores de vara e anzol. Um alerta válido é que a presença de borrachudos é constante. Onde há água doce, eles estão presentes.

A vista das praias e ilhas da costa sul é algo que impressiona na Caçandoquinha. Avista-se a Praia da Lagoinha, do Bonete e Grande do Bonete, além da Ilha do Mar Virado e, bem distante, da Ilha Anchieta.

Se pretende passar algum tempo, considere levar líquidos, alimentos e repelente.

Fotos da Praia da Caçandoquinha Ubatuba SP Fotos da Praia da Caçandoquinha

Breve seleção de fotos da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba.

O que fazer na Praia da Caçandoquinha Ubatuba SP O que fazer na Praia da Caçandoquinha

Muito procurada para a pesca e em uma região rica em atrativos, confira algumas dicas do que fazer na Praia da Caçandoquinha e arredores.

  • Conhecer a ARCQC (Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo da Caçandoca): Grande oportunidade de ter contato com descendentes daqueles que ocupam as terras da região há mais de dois séculos. Cultura e história não apenas de Ubatuba, mas de nossa nação e do mundo (infelizmente). Certamente uma vivência única e culturalmente enriquecedora.
  • Visitar a Vila dos Pescadores: Logo no início da estrada é possível notar que por ali há comércio de peixes. Para quem gosta é um prato cheio, peixes frescos direto com os pescadores.
  • Conhecer o Castelo Arautos do Evangelho: Para quem possui religiosidade e, principalmente, católicos, ponto de parada obrigatório.
  • Conhecer a Praia do Pulso: Ela é vizinha da Caçandoca e acessível por trilha fácil e rápida a partir do lado esquerdo da Caçandoca.
  • Fazer a trilha do Saco das Bananas: Inicia no extremo direito da Praia da Caçandoquinha e, apesar de ser altamente recomendado o acompanhamento de um guia de turismo, muitas pessoas fazem a trilha por si próprias. É uma trilha muito pesada e demorada. Passa por inúmeras praias, tais como a da Raposa, Saco das Bananas, Simão, Lagoa, Ponta Aguda, Figueira, Mansa e Galhetas. Termina na Tabatinga,
    já no município de Caraguatatuba.

Como chegar na Praia da Caçandoquinha em Ubatuba SP Como chegar na Praia da Caçandoquinha

A praia da Caçandoquinha fica na região sul de Ubatuba. A entrada pela rodovia está localizada na altura do 81,8 da Rio-Santos.

Você irá tomar uma estrada de terra, com muitas pedras e buracos em alguns trechos. Após 4,5 km você chega na Praia da Caçandoca.

Ao chegar siga para o extremo direito da praia, onde há uma rocha pela qual deve-se subir com auxílio de corda. Após 5 minutos chega-se na Caçandoquinha.

Essa estrada passa pela portaria do condomínio da Praia do Pulso. Por trilha leve e rápida no extremo direito da praia é possível chegar até a Caçandoca e, depois, seguir para a Caçandoquinha.

Ela também é acessível pela Trilha do Saco das Bananas.

A distância da Caçandoquinha ao centro de Ubatuba, incluindo o trecho da estrada de acesso da Praia da Caçandoca, é de aproximadamente 35,5 km. De Paraty, 102,5 km e, de Caraguatatuba, 29,5 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia da Caçandoquinha.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem da rota de acesso da praia da Caçandoquinha a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia da Caçandoquinha.

Linhas de ônibus e trânsito na região da Praia da Caçandoquinha agora. Será exibido o trânsito na região da Praia da Maranduba, próximo do principal acesso da Caçandoquinha pela Rio-Santos.

Caçandoquinha Agora

Mapa da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba SP Mapa da Praia da Caçandoquinha

Simplificado mapa da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba.

Praia XYZ Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia da Caçandoquinha.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 02/12/2019 por Redação Go Ubatuba