Praia da Caçandoquinha, Ubatuba SP: história e natureza acessíveis por trilha

Um refúgio da badalação, a Praia da Caçandoquinha é praticamente uma praia deserta de Ubatuba. Localizada em uma histórica região, é também o ponto de partida/chegada da Trilha do Saco das Bananas, que passa por dez praias, sendo oito delas após a Caçandoquinha, sentido Caraguatatuba. Um lugar para quem busca tranquilidade.

Praia da Caçandoquinha Ubatuba SP Conheça a Praia da Caçandoquinha em Ubatuba

A Praia da Caçandoquinha é frequentada basicamente pelos mesmos visitantes da Praia da Caçandoca, sua vizinha. Aliás, é dela que, por um pequeno trecho que talvez nem possa ser chamado de trilha, chega-se na Caçandoquinha.

Tem águas calmas, nenhuma infraestrutura comercial, uma casa da fazenda dos tempos da escravidão e é onde inicia/termina a Trilha do Saco das Bananas.

Praias próximas mais conhecidas: Caçandoca, Pulso, Maranduba, Sapê e Lagoinha.

Outras praias com mar calmo e boas para banho: Sul: Santa Rita e Fortaleza. Centro: Tenório e Perequê-Açú. Norte: Almada e Félix.

Continue lendo sobre a Praia da Caçandoquinha

Mais próxima de Caraguatatuba que do centro de Ubatuba, a Praia da Caçandoquinha está inserida em uma belíssima região. Ela fica ao lado da Praia da Caçandoca e próxima da Maranduba.

Sem nenhuma infraestrutura turística e comercial, é praticamente uma praia deserta de Ubatuba. O público que a visita, em sua grande maioria, são frequentadores de sua vizinha. Existem dois acessos por terra, ambos por trilha.

Sem dúvida a trilha que inicia no extremo direito da Caçandoca é o meio mais utilizado para chegar na Praia da Caçandoquinha. É preciso subir uma rocha com o auxílio de corda, que sempre está disponível no local.

Também é possível ir até ela através da Trilha do Saco das Bananas, que inicia na praia de Tabatinga, em Caraguatatuba.

É uma praia rasa de águas claras e areias escuras, boa para banho e segura para crianças e banhistas com pouca prática.

Nas margens há um pequeno rancho de pescadores e é cercada de mata nativa, com árvores centenárias. Pela baixa frequência de pessoas, é também procurada por casais.

Ela fica no quintal de uma Casa da Fazenda do período escravagista. A Praia da Caçandoquinha faz parte daquele que é o primeiro quilombo do litoral norte paulista.

No lado direito, um pequeno córrego de água da serra encontra-se com o mar. Por ali é frequente a presença de pescadores de vara e anzol. Um alerta válido é que a presença de borrachudos é constante. Onde há água doce, eles estão presentes.

A vista das praias e ilhas da costa sul é algo que impressiona na Caçandoquinha. Avista-se a Praia da Lagoinha, do Bonete e Grande do Bonete, além da Ilha do Mar Virado e, bem distante, da Ilha Anchieta.

Se pretende passar algum tempo, considere levar líquidos, alimentos e repelente.

Fotos da Praia da Caçandoquinha Ubatuba SP Fotos da Praia da Caçandoquinha

Breve seleção de fotos da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

Como chegar na Praia da Caçandoquinha em Ubatuba SP Como chegar na Praia da Caçandoquinha

A praia da Caçandoquinha fica na região sul de Ubatuba. A entrada pela rodovia está localizada na altura do 81,8 da Rio-Santos.

Você irá tomar uma estrada de terra, com muitas pedras e buracos em alguns trechos. Após 4,5 km você chega na Praia da Caçandoca.

Ao chegar siga para o extremo direito da praia, onde há uma rocha pela qual deve-se subir com auxílio de corda. Após 5 minutos chega-se na Caçandoquinha.

Essa estrada passa pela portaria do condomínio da Praia do Pulso. Por trilha leve e rápida no extremo direito da praia é possível chegar até a Caçandoca e, depois, seguir para a Caçandoquinha.

Ela também é acessível pela Trilha do Saco das Bananas.

A distância da Caçandoquinha ao centro de Ubatuba, incluindo o trecho da estrada de acesso da Praia da Caçandoca, é de aproximadamente 35,5 km. De Paraty, 102,5 km e, de Caraguatatuba, 29,5 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia da Caçandoquinha.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem da rota de acesso da praia da Caçandoquinha a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia da Caçandoquinha.

Linhas de ônibus e trânsito na região da Praia da Caçandoquinha agora. Será exibido o trânsito na região da Praia da Maranduba, próximo do principal acesso da Caçandoquinha pela Rio-Santos.

Caçandoquinha Agora

O que fazer na Praia da Caçandoquinha Ubatuba SP O que fazer na Praia da Caçandoquinha

Muito procurada para a pesca e em uma região rica em atrativos, confira algumas dicas do que fazer na Praia da Caçandoquinha e arredores.

  • Conhecer a ARCQC (Associação dos Remanescentes da Comunidade do Quilombo da Caçandoca): Grande oportunidade de ter contato com descendentes daqueles que ocupam as terras da região há mais de dois séculos. Cultura e história não apenas de Ubatuba, mas de nossa nação e do mundo (infelizmente). Certamente uma vivência única e culturalmente enriquecedora.
  • Visitar a Vila dos Pescadores: Logo no início da estrada é possível notar que por ali há comércio de peixes. Para quem gosta é um prato cheio, peixes frescos direto com os pescadores.
  • Conhecer o Castelo Arautos do Evangelho: Para quem possui religiosidade e, principalmente, católicos, ponto de parada obrigatório.
  • Conhecer a Praia do Pulso: Ela é vizinha da Caçandoca e acessível por trilha fácil e rápida a partir do lado esquerdo da Caçandoca.
  • Fazer a trilha do Saco das Bananas: Inicia no extremo direito da Praia da Caçandoquinha e, apesar de ser altamente recomendado o acompanhamento de um guia de turismo, muitas pessoas fazem a trilha por si próprias. É uma trilha muito pesada e demorada. Passa por inúmeras praias, tais como a da Raposa, Saco das Bananas, Simão, Lagoa, Ponta Aguda, Figueira, Mansa e Galhetas. Termina na Tabatinga,
    já no município de Caraguatatuba.

Mapa da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba SP Mapa da Praia da Caçandoquinha

Simplificado mapa da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba.

Praia XYZ Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia da Caçandoquinha em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia da Caçandoquinha.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 01/12/2017 por Redação Go Ubatuba