Praia da Fortaleza, Ubatuba SP: piscina natural, quiosques e trilha das 7 praias

Na região sul de Ubatuba e próxima de praias belíssimas está a Praia da Fortaleza. Ela possui poucos quiosques e, em seu extremo direito estão atrativos muito conhecidos e procurados, tais como a Piscina Natural, o Pontão da Fortaleza e a Trilha das 7 Praias. É uma praia boa para banho, com águas calmas e frequentada por famílias.

Praia da Fortaleza Ubatuba SP Conheça a Praia da Fortaleza em Ubatuba

A Praia da Fortaleza fica um pouco fora de mão mas, apesar disso, é uma das praias mais procuradas de Ubatuba. É dela que inicia/termina a Trilha das Sete Praias e uma de suas características é a hospitalidade dos moradores.

Ela é acessível por uma estradinha asfaltada e estreita que inicia na Praia Dura. Ao longo desse trajeto passa por inúmeras praias pouco frequentadas. Na Fortaleza você encontra razoável estrutura de quiosques, muitas casas para locação na temporada, além de comércios e outras hospedagens.

Praias próximas mais conhecidas: Vermelha do Sul, Dura, Cedro do Sul e Grande do Bonete.

Outras praias com quiosques e/ou muito frequentadas: Sul: Maranduba e Lázaro. Centro: Tenório e Perequê-Açú. Norte: Almada e Itamambuca.

Continue lendo sobre a Praia da Fortaleza

Ao sul de Ubatuba, distante aproximadamente 7,5 km da rodovia, está a Praia da Fortaleza. Ela fica entre a Praia da Lagoinha e a Praia Dura, onde inicia a estradinha de asfalto que termina na Fortaleza.

A hospitalidade, receptividade e simpatia dos moradores marcam os visitantes da Praia da Fortaleza. Comunidade que vive harmoniosamente entre si e com a natureza, distante do centro e do agito.

Mede aproximadamente 900 metros de extensão e tem razoável faixa de areia: compacta, firme e escura. Com ambiente familiar e frequentada por famílias, é um destino muito procurado por aqueles que estão em busca de tranquilidade e contato com a natureza.

O mar calmo faz dela uma boa praia para banho, prática de stand up paddle e para nadar. No extremo direito forma-se uma piscina natural, onde é possível avistar peixes e ter contato com a vida marinha. Um alerta: muitos consideram alimentá-los um gesto irresponsável e hostil contra a natureza, que provê alimentação adequada.

Tanto crianças como adultos adoram tal experiência e é uma das opções do que fazer na praia da Fortaleza. Outra opção é a Trilha das 7 Praias, que termina na Lagoinha e também conduz ao Pontão da Fortaleza. A vista é fantástica!

Além de uma panorâmica singular da Fortaleza, também avista-se um grande número de praias da região sul. Entre elas a Praia da Sununga, do Lázaro, Domingas Dias e Barra. Avista-se também a Ilha Anchieta.

A infraestrutura comercial é razoável e conta com quiosques que, na realidade, são estabelecimentos comerciais pé na areia. Também estão disponíveis passeios de barco e pranchas de SUP para locação.

É importantíssimo ressaltar que os espaços para estacionar são pagos, escassos e ficam lotados no verão. Chegar cedo é imprescindível.

Definitivamente uma praia de Ubatuba para conhecer e passar o dia!

Fotos da Praia da Fortaleza Ubatuba SP Fotos da Praia da Fortaleza

Breve seleção de fotos da Praia da Fortaleza em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

Como chegar na Praia da Fortaleza em Ubatuba SP Como chegar na Praia da Fortaleza

A praia da Fortaleza fica na região sul de Ubatuba. A entrada está localizada na altura do 73 da Rodovia Rio-Santos.

O acesso principal da Fortaleza é pela Praia Dura, seguindo pela Av. Uniflora por pouco mais de 7 km.

Atenção: Pode ser difícil conseguir vagas para estacionar em épocas mais movimentadas. As ruas são estreitas com espaços apertados e limitados e, mesmo nos estacionamentos privados, ocorre uma superlotação.

A distância da Fortaleza ao centro de Ubatuba é de aproximadamente 26 km. De Paraty, 99 km e, de Caraguatatuba, 40,5 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia da Fortaleza.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem da rota de acesso da praia da Fortaleza a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia da Fortaleza.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia da Fortaleza.

Praia da Fortaleza Agora

O que fazer na Praia da Fortaleza Ubatuba SP O que fazer na Praia da Fortaleza

Apesar do acesso ser um pouco difícil, é muito procurada, especialmente no verão. A razão de ser bem frequentada é que existem muitas opções do que fazer na Praia da Fortaleza. Veja algumas sugestões.

  • Trilha das Sete Praias: Ela inicia no extremo direito da Fortaleza e termina na Praia da Lagoinha. É de nível médio e é recomendado o acompanhamento de um guia de turismo, mas muitas pessoas o fazem sem. A caminhada dura entre 3h30 e 4h30. Passa pelas praias do , Grande do Bonete e Bonete, além da Deserta, Prainha da Deserta, Oeste e Peres. Uma grande aventura!
  • Ir até o Pontão da Fortaleza: Se não sentir segurança em fazer a trilha das 7 praias, mas ainda deseja realizar uma pequena aventura, vale a pena conhecer o Pontão da Fortaleza. Para chegar até ele você utiliza o mesmo caminho da trilha, mas na primeira bifurcação (há sinalização), você segue pela esquerda ao invés da direita. De lá tem-se uma belíssima vista da Ilha Anchieta e das praias Domingas Dias, Lázaro, Sununga e da Praia das Sete Fontes.
  • Conhecer a Piscina Natural: No extremo direito da Praia da Fortaleza há uma piscina natural, boa para a prática de mergulho livre e onde pode-se avistar peixes de diversas espécies.
  • Remar de SUP: A Fortaleza é boa para a prática de Stand Up Paddle, pois tem águas calmas durante todo o ano. Mesmo que você não tenha prática, é possível aprender ali e pranchas de SUP podem ser alugadas ali mesmo.
  • Conversar com moradores: Por mais que você não seja muito de conversa, os moradores da Fortaleza são extremamente hospitaleiros e receptivos. Uma boa oportunidade para aprender sobre a história do local e de Ubatuba, além de ouvir diversos causos.

Mapa da Praia da Fortaleza em Ubatuba SP Mapa da Praia da Fortaleza

Simplificado mapa da Praia da Fortaleza em Ubatuba.

Praia da Fortaleza Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia da Fortaleza em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia da Fortaleza.

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 01/12/2017 por Redação Go Ubatuba