Praia da Raposa Ubatuba – deserta, boa para mergulho livre e acessível por trilha

A Praia da Raposa fica no extremo sul de Ubatuba. É acessível pela Trilha do Saco das Bananas ou por embarcações. Por trilha o caminho mais fácil é a partir do extremo direito da Praia da Caçandoquinha, mas exige atenção, em especial para identificar o acesso. Praia de tombo, boa para mergulho livre e pesca.

Praia da Raposa Ubatuba SP Conheça a Praia da Raposa

Ao chegar na Praia da Raposa você se deparará com um local absolutamente preservado. Praia de tombo com areias amareladas e grossas, além de muito sombreada. Por onde se olha há natureza para contemplar e, na linha do horizonte, avista-se a Ilha do Mar Virado.

Tamanha beleza e magnitude só podem ser conferidas após uma trilha de nível médio ou difícil. Moderada/média a partir da Caçandoquinha e difícil partindo da Tabatinga.

Ela fica em uma região reconhecida em terras da Marinha reconhecida como o primeiro Quilombo do Brasil. Nas proximidades você irá encontrar inúmeras casas de moradores.

Praias próximas da Praia da Raposa

Praia da Caçandoquinha, Praia da Caçandoca e Praia do Pulso.

Sentido Centro: Praia da Maranduba, Praia do Sapê e Praia da Lagoinha.

Outras praias de Ubatuba acessíveis por trilha. Região sul: Praia do Flamengo, Praia de Fora, Praia das Sete Fontes. Centro: Praia do Cedrinho. Norte: Praia do Alto, Praia das Conchas, Praia da Justa e Praia Brava da Almada.

Fotos da Praia da Raposa Ubatuba SP Fotos da Praia da Raposa

Breve seleção de fotos da Praia da Raposa em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Praia da Raposa Ubatuba SP O que fazer na Praia da Raposa

Devido ao lugar ser totalmente isolado da civilização, sem infraestrutura comercial ou turística, não há o que fazer na Praia da Raposa tal como em praias mais agitadas. Você não encontrará passeios de barco ou artigos de praia para locação, por exemplo.

É um lugar frequentado por quem ama e respeita a natureza, em geral jovens e pessoas com algum preparo físico. Pois é preciso ter disposição para fazer a trilha!

A Praia da Raposa é procurada para pesca e também é um bom lugar para praticar mergulho livre. Mas atenção, jamais entre no mar, seja na Raposa ou qualquer outra praia deserta, sem acompanhamento de um guia ou, no mínimo, obter orientação e ter alguém que conheça de primeiros socorros. Ainda assim, lugares isolados, requerem muita atenção e cautela.

No mais é aproveitar a natureza, relaxar, curtir a relação e desfrutar do belíssimo visual oferecido ali.

Assegure-se de levar alimentos, líquidos e, por gentileza, sacolas para recolher o lixo. Não há coleta no local que, diga-se, é totalmente preservado.

Leve também repelente, pois há água doce desembocando na praia e os borrachudos picam pra valer!

Como chegar na Praia da Raposa em Ubatuba SP Como chegar na Praia da Raposa

A Praia da Raposa fica no extremo sul de Ubatuba. Acessível pela Trilha do Saco das Bananas, a rota mais próxima e fácil inicia na Praia da Caçandoquinha, cuja entrada na rodovia está localizada na altura do KM 82.

Essa é uma via de terra, com erosões e muitas pedras soltas. Dirija com atenção, afinal são cerca de 4,5 km até a Praia da Caçandoca, última que pode ser acessada por veículos. Locais para estacionar são muitos e não será difícil encontrar vagas.

Uma vez na Caçandoca, caminhe até o final dela, no lado direito. Ali há um rio, é preciso atravessá-lo e subir por uma formação rochosa onde há uma corda para auxiliar. Depois de uns poucos passos chega-se na Caçandoquinha.

Por ali há um imóvel, antiga Casa da Fazenda do período escravagista. Atravessando seu quintal inicia/termina a Trilha do Saco das Bananas e, por ali, chega-se na Praia da Raposa.

No começo a trilha exige um pouco, pois o trecho é íngreme. Conforme você avançar ela irá se abrindo e notará que é bem marcada. Ao sentir aromas adocicados no ar, saiba que está no caminho certo. Há muitas árvores frutíferas na região.

A trilha secundária para a Praia da Raposa inicia de modo discreto, existem duas aliás, pequenas frestas na mata pelo lado esquerdo, próximas de uma casa.

Agora, se você não está de veículo e quer saber como chegar na Praia da Raposa, as notícias não são boas. Ônibus desembarcam apenas na rodovia e será preciso caminhar os 4,5 km ou, ainda, ir até Tabatinga. Esse trecho é altamente recomendado de ser feito com acompanhamento de guia.

Informações relacionadas sobre como chegar na Praia da Raposa

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia da Raposa.

Dúvidas? Escreva pra gente no Me ajuda.

Por que imagem ao invés do mapa?Economia no pacote de dados e velocidade. A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados e deixar a página mais rápida, inserimos a imagem. Ao clicar nela irá abrir a página com informações completas sobre como chegar na Praia da Raposa.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia da Maranduba. Ponto mais próximo do acesso.

Praia da Maranduba Agora

Mapa da Praia da Raposa em Ubatuba SP Mapa da Praia da Raposa

Simplificado mapa da Praia da Raposa em Ubatuba.

Praia da Raposa Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia da Raposa em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares da Praia da Raposa.

Referências externas (Ubatuba Guide)

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 10/10/2017 e revisada em 09/11/2019 por Redação Go Ubatuba