Praia da Xandra Ubatuba – isolada, deserta e acessível apenas por trilha

Entre as três que ficam nesse ponto da trilha, a Praia da Xandra diferencia-se pelo acesso, pois ela é a mais complicadinha para chegar. Totalmente reservada, é um lugar para fugir do tempo e da civilização. As ondas quebram já na entrada do mar e todo o entorno é preenchido pela intocada natureza.

Praia da Xandra Ubatuba SP Conheça a Praia da Xandra em Ubatuba

Sabe aquele lugar que proporciona nostalgia e reflexão. A Praia da Xandra causa um pouco disso em nós todas as poucas vezes que a visitamos. Geralmente há uma canoa debaixo das árvores e muitos sinais de quem alguém esteve ali, entretanto nunca tivemos a oportunidade de encontrar com ninguém para bater um papo e ouvir as histórias.

Entre as praias da Trilha da Ponta da Espia, a da Xandra é que mais desperta insegurança para indicar. É preciso ter uma certa malícia para descer e subir, sempre agarrando em tudo e atenção extrema para não deslizar alguns metros abaixo. Se você sentiu aquela pontada desafiadora, se joga. Mas se a pontada foi de incerteza, pense duas vezes.

Ao longo da trilha, com exceção da Praia de Fora, que é acessível por uma trilha secundária, todas podem ser vistas. Após a subida da Prainha da Enseada, através de uma clareira, tem-se vista da região do Saco da Ribeira, incluindo a Praia do Lamberto, Praia da Ribeira e Praia do Flamengo, Flamenguinho e Dionísia.

Praias próximas a Xandra: Praia do Godói, Praia da Xandra, Praia de Fora, Prainha da Enseada, Enseada, Praia das Toninhas, Praia da Santa Rita e Praia Grande.

Outras praias acessíveis apenas por trilha: Sul: Praia das Sete Fontes, Praia do Cedro, Oeste, Peres, Praia do Bonete e Praia Grande do Bonete. Centro: Praia do Cedro. Norte: Praia do Alto, Praia das Conchas e Praia Brava da Almada.

Continue lendo sobre a Praia da Xandra

Também conhecida como Praia da Xandra, a Praia do Tapiá fica no início da região sul, entre a Praia das Toninhas e a Praia da Enseada. Ela é de tombo, mede aproximadamente 40 metros, bem sombreada e não possui nenhuma infraestrutura comercial ou turística.

Para chegar até a Praia do Tapiá é preciso ir pelo mar ou por trilha, essa conhecida como a Trilha da Ponta da Espia. Antiga rota entre a região sul e o centro de Ubatuba, essa trilha hoje é feita somente pela Praia da Enseada. A partir das Toninhas ela é restrita pelo condomínio, com cercas de arame farpado impedindo a o acesso.

Da Enseada até a Praia da Xandra são cerca de 40 minutos de caminhada. Trajeto com trechos de subida e descida íngremes, porém sem grandes riscos. É de nível leve-moderado e, entre a Enseada e ela, você passará pela Prainha da Enseada e pela Praia de Fora. Nessa última passa-se apenas pelo início da trilha, não necessariamente pela areia.

Após a Praia do Tapiá estão as praias de Itapecerica e do Godói. Quando a maré está baixa, é possível ir de uma a outra pela areia. Com maré alta apenas por trilha, apesar delas serem separadas apenas por grandes rochas.

É um lugar encantador e, apesar de deserta, os visitantes em geral são apreciadores da natureza e que gostam de leves aventuras. Ao longo do caminho tem-se uma belíssima vista do Saco da Ribeira, da Praia da Ribeira e da Dionísia, além da Praia do Flamengo e Flamenguinho. Dela é possível contemplar a Ilha Anchieta, aliás, a Ponta da Espia é o local mais próximo da ilha no continente.

Fotos da Praia da Xandra Ubatuba SP Fotos da Praia da Xandra em Ubatuba

Breve seleção de fotos da Praia da Xandra ou Tapiá em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Praia da Xandra Ubatuba SP O que fazer na Praia da Xandra

Honestamente? Não há muito o que fazer na Praia da Xandra além de curtir a natureza. Aliás, por ali ela é preservada e, para quem gosta de plantas, um bom lugar para ter contato com a mata atlântica nativa.

É muito divulgado, então talvez seja redundante, mas é legal mencionar que Ubatuba tem 80% do seu território composto por mata atlântica. Muitas, das 102 praias, são preservadas e 8 estão em área de preservação ambiental, todas na região norte. Sem delongar para voltar ao tema dessa seção, as mais conhecidas em área de proteção são: Praia Brava da Almada, Praia da Fazenda, Praia de Picinguaba e a Praia do Camburi.

Retomando… Se você chegou até o trecho da trilha onde ela está inserida, poucos metros adiante ficam a Praia de Itacerica e a Praia do Godói. Uma boa opção do que fazer na Praia da Xandra é conhecer suas vizinhas.

Além disso, para quem tem prática em mergulho ou até mesmo pesca submarina pode encontrar ali um bom lugar para praticar.

Mas se você não tem prática no mar, pode ser arriscado tomar um banho de mar ali, pois é uma praia de tombo. Qualquer descuido pode ser fatal, pois é difícil sinal de celular e o socorro vai demorar para chegar ali.

No mais, uma boa dica é levar binóculo ou um equipamento eletrônico com bom zoom. A vista é muito bonita e, algumas centenas de metros na linha do horizonte, fica a Ilha Anchieta.

Como chegar na Praia da Xandra em Ubatuba SP Como chegar na Praia da Xandra

A Praia da Xandra fica na região sul de Ubatuba. Acessível apenas pela conhecida como Trilha da Ponta da Espia, que inicia no extremo esquerdo da Praia da Enseada.

Existem diversos acessos a partir da rodovia, sendo que os mais próximos do início da trilha estão localizados entre os 59 e 60.

De todas as cinco praias acessíveis pela trilha, a da Xandra é a que tem o acesso mais difícil. Não é porque a trilha é demorada ou que ela fica distante, na verdade ela pode ser vista da trilha e fica a uns 20 metros de distância.

É a inclinação do caminho que torna o acesso difícil. Para subir é preciso agarrar-se em tudo aquilo que encontrar, pois é fácil demais escorregar. Os 20 metros que a distancia da trilha pode ser convertido em minutos para percorrer.

Xandra é a antepenúltima praia da trilha, entre a Praia de Fora e no mesmo trecho da Praia de Itapecerica e da Praia do Godói. O trajeto pode ser feito entre 40 minutos e 1 hora, aproximadamente.

A distância da Enseada ao centro de Ubatuba é de aproximadamente 10 km. De Paraty 44 km e, de Caraguatatuba, aproximadamente 43,8 km.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia do Tapiá/Xandra. Ou ainda como chegar na Praia da Enseada.

Dúvidas? Escreva pra gente no Me ajuda.

Por que imagem ao invés do mapa?Economia no pacote de dados e velocidade. A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados e deixar a página mais rápida, inserimos a imagem. Ao clicar nela irá abrir a página com informações completas sobre como chegar na Praia da Xandra.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia da Enseada. Referenciamos a Enseada, pois é onde inicia a trilha.

Praia da Enseada Agora

Mapa da Praia do Tapiá em Ubatuba SP Mapa da Praia do Tapiá

Simplificado mapa da Praia do Tapiá em Ubatuba.

Praia do Tapiá Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia do Tapiá em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares.

Página publicada em 10/10/2017 e revisada em 27/02/2018 por Redação Go Ubatuba