Praia das Sete Fontes, Ubatuba SP: paraíso acessível somente por trilha e embarcações

Paradisíaca e totalmente reservada, a Praia das Sete Fontes é boa para banho e para todos os públicos. Uma praia rasa com águas transparentes cujo mar é calmo o ano todo. Apesar do acesso ser feito somente por embarcações ou por trilha, sem nenhuma dúvida merece figurar na lista de praias de Ubatuba para se conhecer.

Praia das Sete Fontes Ubatuba SP Conheça a Praia das Sete Fontes em Ubatuba

A Praia das Sete Fontes é acessível somente por embarcação ou trilha, que inicia na Praia do Flamengo. Por trilha é mais visitada por e, pelo mar, é comum a visita de famílias.

Tem águas transparentes e o mar é calmo o ano todo, ótima praia para banho. Existem muitos quiosques, que praticam valores de acordo com a complexidade do acesso.

Praias próximas mais conhecidas: Flamengo, Saco da Ribeira, Santa Rita, Sununga e Lázaro.

Outras praias acessíveis por trilha: Sul: Flamengo, Sete Fontes, Cedro do Sul e Grande do Bonete. Centro: Cedrinho. Norte: Alto, Justa, Português e Lúcio ou Conchas.

Um pouco mais sobre a Praia das 7 Fontes

Se você deseja conhecer as paradisíacas e desertas praias de Ubatuba, considere incluir na lista a Praia das Sete Fontes. Ela está localizada na região sul de Ubatuba e fica entre as praias do Saco da Ribeira e do Lázaro.

A Praia das Sete Fontes é deserta na baixa temporada e pouco frequentada no verão. A razão da baixa frequência é o acesso, possível apenas por trilha ou embarcações.

A Trilha da Sete Fontes inicia no Saco da Ribeira. Dali segue-se até a Praia da Ribeira e, depois, até a do Flamengo.

O percurso até a Praia do Flamengo é fácil, sendo a escadaria que dá acesso e faz um zigue-zague na mata o único ponto de atenção. No meio da praia tem início o trajeto que leva até a Praia das Sete Fontes.

A trilha termina cortando casas de moradores. Ali vive uma comunidade que obtém sua renda da pesca e dos quiosques. Na orla existem alguns e, pela logística de transporte e armazenamento, os valores são um pouco acima da média.

Se trilha não é seu forte, pode contratar passeios em muitas praias, entre elas a do Flamengo, Lázaro e a Praia da Enseada.

A transparência e limpeza das águas, assim como a preservação da natureza no entorno, são características que ficam registradas na memória dos visitantes. O mar é calminho o ano todo e é comum avistar tartarugas e peixes de diversas espécies.

A Praia das Sete Fontes é boa para banho, famílias e crianças, mas não apenas para esse público. Quem tem a aventura pulsando nas veias pode realizar a Trilha da Gruta do Pirata, que inicia no lado esquerdo e leva entre 45 minutos e 1 hora.

Visitar a praia das Sete Fontes é uma experiência única e, se planejada, seguramente renderá boas recordações.

Fotos da Praia das Sete Fontes Ubatuba SP Fotos da Praia das Sete Fontes

Breve seleção de fotos da Praia das Sete Fontes em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

O que fazer na Praia das Sete Fontes Ubatuba SP O que fazer na Praia das Sete Fontes

É um ótimo lugar para relaxar e passar o dia. Comumente acessada por embarcações, as melhores opções do que fazer na Praia das Sete Fontes, além de curtir a natureza, é esticar o esqueleto. Confira algumas dicas.

  • Fazer a trilha para praia do Flamengo: Mesmo que seja possível ir até lá pelo mar, uma boa pedida é exercitar o corpo e trilhar em meio a mata atlântica. O trajeto leva em torno de 30 a 45 minutos e é de nível médio. Se você chegou até ela pela trilha e o cansaço bateu, saiba que ali são oferecidos passeios de barco para o Flamengo.
  • Fazer a trilha para a Gruta do Pirata: Também de nível médio, essa é uma trilha cuja presença de um guia de turismo é recomendada. Entretanto algumas pessoas fazem por si próprias. Ela começa no lado esquerdo da praia e pode ser feita entre 40 minutos e 1 hora. Ir sem um guia é assumir os riscos da aventura.
  • Conversar com os moradores: Ali habitam pescadores e conversar com eles é uma grande oportunidade de ouvir histórias e causos, além de conhecer mais sobre a cultura caiçara. Uma boa experiência, pois são muito hospitaleiros e receptivos. Além disso, outra boa sugestão é experimentar pratos típicos, oferecidos pelos estabelecimentos na própria praia.
  • Conheça boas praias para famílias e crianças na região, tais como Praia do Lamberto, a Praia da Santa Rita, do Lázaro e a Praia Domingas Dias. Todas são boas para banho e o mar é calmo.

Como chegar na Praia das Sete Fontes em Ubatuba SP Como chegar na Praia das Sete Fontes

A praia das Sete Fontes fica na região sul de Ubatuba. O acesso é por trilha ou embarcações e, para realizar a Trilha das Sete Fontes, antes é preciso chegar no Saco da Ribeira. A entrada está localizada na altura do 63 da Rodovia Rio-Santos.

Uma vez ali, siga para sua direita e acompanhe as placas de sinalização. Da rodovia até a Ribeira são aproximadamente 1,5 km. A estrada termina em uma área residencial. Estacione e entre num estreito corredor, que é curto e conduz até a praia da Ribeira.

Siga até o extremo direito da Ribeira. Ali inicia a trilha para o Flamengo. Trilha rápida e leve, com trechos de subida e uma grande escadaria em forma de zigue-zague, de onde se tem uma vista espetacular.

Esse percurso tem cerca de 700 metros e, de acordo com a agilidade, é feita entre 15 e 25 minutos. No centro da praia do Flamengo há um pequeno corredor. Ele passa por entre casas e segue subindo.

A trilha entre o Flamengo e Praia das Sete Fontes é de nível médio. Percurso que, dependendo da agilidade, percorre-se entre 35 e 50 minutos.

A distância das Sete Fontes ao centro de Ubatuba, incluindo o trecho total da trilha, é de aproximadamente 17,5 km. De Paraty, 89,5 km e, de Caraguatatuba, 42,5 km aproximadamente.

Passeios de barco, rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia das Sete Fontes.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia das Sete Fontes a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia das Sete Fontes.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia das Sete Fontes. O trânsito exibido será do Saco da Ribeira, ponto de acesso por terra mais próximo.

Saco da Ribeira Agora

Mapa da Praia das Sete Fontes em Ubatuba SP Mapa da Praia das Sete Fontes

Simplificado mapa da Praia das Sete Fontes em Ubatuba.

Praia das Sete Fontes Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia das Sete Fontes em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia das Sete Fontes.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 02/12/2019 por Redação Go Ubatuba