Praia de Fora, Ubatuba SP: uma praia deserta de Ubatuba acessível por trilha

Para quem gosta de curtir a natureza e de aventuras leves, a Praia de Fora é uma boa opção. Apesar de ser acessível somente por trilha, ela fica próxima de praias com ótimas opções de hospedagens e comércios. Ao longo do caminho tem-se vista panorâmica de praias muito conhecidas, além de grande parte da Ilha Anchieta.

Praia de Fora Ubatuba SP Conheça a Praia de Fora em Ubatuba

A Praia de Fora é acessível por trilha a partir da Praia da Enseada. Deserta o ano todo e pouquíssima frequentada no verão, é uma boa praia para fugir do agito na região.

É boa também para banho e, vez por outra, entram ondas para surfar. É frequentada basicamente por um público jovem. Não tem nenhuma infraestrutura e dela é possível avistar a Ilha Anchieta.

Praias próximas mais conhecidas: Enseada, Santa Rita, Lázaro, Toninhas e Grande.

Outras praias acessíveis por trilha: Sul: Flamengo, Sete Fontes e Grande do Bonete. Centro: Cedrinho. Norte: Alto, Justa, Português e Lúcio ou Conchas.

Continue lendo sobre a Praia de Fora
Deserta ao longo do ano, a Praia de Fora ainda no verão é pouco frequentada. Fica no início da região sul de Ubatuba, sentido Caraguatatuba, entre a Praia das Toninhas e Praia da Enseada.

O pouco público em geral é jovem, pois seu acesso é feito somente por trilha, que começa na Enseada. Ao longo do percurso você passará pela Prainha da Enseada e, em alguns pontos, tem-se uma belíssima vista da baía do Saco da Ribeira. É possível ter uma panorâmica da Praia do Saco da Ribeira, Praia da Ribeira e da Praia do Flamengo.

A trilha de acesso é moderada e, caminhando rapidamente, menos de 30 minutos são necessários para ir até a Praia de Fora. É necessário passar por propriedades que ficam na costeira e você notará barcos de pescadores. Após esse trecho inicia a caminhada em meio a mata fechada. Veja a seção como chegar para informações detalhadas.

Ao chegar na Praia de Fora notará que não existe nenhum tipo de comércio, aliás, não há nada ali além de natureza. Um autêntico refúgio do agito e badalação das praias de Ubatuba em pleno verão.

Apesar de pequenas, as ondas são constantes ao longo do ano e, vez por outra, alguns surfistas a visitam. A característica mais marcante de quem a frequenta é a busca por um lugar tranquilo e que possuem algum preparo físico.

No horizonte é possível avistar a Ilha das Cabras e também ruínas do antigo presídio na Ilha Anchieta. A Praia de Fora está localizada numa região do continente que é a mais próxima da Ilha Anchieta. Apenas 3,5 km distanciam ela das ruínas do presídio.

A mesma trilha dá acesso as praias do Tapiá, Itapecerica e Godói. Para visitá-las acrescente entre 15 e 20 minutos de caminhada por trilha.

Fotos da Praia de Fora Ubatuba SP Fotos da Praia de Fora

Breve seleção de fotos da Praia de Fora em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Praia de Fora Ubatuba SP O que fazer na Praia de Fora

Por ser acessada por trilha a partir da Praia da Enseada, muitas pessoas consideram-na como um atrativo da Enseada. Veja algumas dicas do que fazer na Praia de Fora e nas proximidades.

  • Seguir a Trilha até a Praia do Godói: A trilha para a praia de Fora continua e passa ainda por outras três, a do Tapiá, Itapecerica e Godói. São praias desertas o ano todo, inclusive no verão, sendo que a do Godói é a mais ampla das três e o melhor lugar para tomar banho de mar.
  • Atrativos da Praia da Enseada: A Praia da Enseada oferece completa infraestrutura comercial e turística. É possível alugar pranchas de SUP e aprender a ficar em pé e dar as primeiras remadas. Na Enseada também são comercializados passeios de barco para a Ilha Anchieta.
  • Conhecer a Praia da Santa Rita: A próxima praia depois da Enseada no sentido Caraguatatuba é a da Boa Vista e, após ela, está a Praia da Santa Rita. Excelente praia para banho e, assim como a Enseada, é tem mar calmo e é frequentada por famílias. Uma belíssima praia de Ubatuba.

Como chegar na Praia de Fora em Ubatuba SP Como chegar na Praia de Fora

A praia de Fora fica na região sul de Ubatuba. O acesso da Praia de Fora é somente por trilha ou embarcações. Por trilha só é possível ir pela Praia da Enseada.

Uma das muitas entradas para a Praia da Enseada está localizada na altura do 58 da Rodovia Rio-Santos.

A trilha que antigamente era feita pela praia das Toninhas foi cercada por um condomínio.

Pela enseada é moderada e, dependendo da agilidade, pode ser feita entre 25 e 40 minutos. Um trajeto de aproximadamente 1,5 km a partir do extremo esquerdo da praia da Enseada.

A distância da Praia de Fora ao centro de Ubatuba, pelo bairro do Itaguá e incluindo o trecho de trilha, é de aproximadamente 10 km. De Paraty, 83 km e, de Caraguatatuba, 46,5 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia de Fora.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia de Fora a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia de Fora.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia de Fora. O trânsito exibido será da Praia da Enseada, ponto de acesso por terra mais próximo (onde inicia a trilha).

Enseada Agora

Mapa da Praia de Fora em Ubatuba SP Mapa da Praia de Fora

Simplificado mapa da Praia de Fora em Ubatuba.

Praia de Fora Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia de Fora em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia de Fora.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 08/11/2019 por Redação Go Ubatuba