Praia de Itamambuca, Ubatuba SP: uma das melhores de Ubatuba para surf

Muito famosa, a Praia de Itamambuca é boa para surf, sup surf e bodyboard. As águas da serra deságuam no mar nos extremos da praia. É frequentada por todos os públicos, mas principalmente jovens. Possui comércios próximos e muitas casas para locação na temporada, além de ficar próxima de praias conhecidas e do centro.

Praia de Itamambuca Ubatuba SP Conheça a Praia de Itamambuca

A Praia de Itamambuca é famosa mundialmente por suas boas ondas. É ótima para surf, SUP Surf e Bodyboard. Fica na região norte e é acessível pelo condomínio. Estaciona-se próximo da faixa de areia.

Tem pouca infraestrutura na orla e bons comércios no bairro e proximidades. É muito frequentada por jovens.

Praias próximas mais conhecidas, sentido Paraty: Félix, Prumirim e Puruba. Sentido Centro: Alto e Vermelha do Norte.

Outras praias boas para surfar na região: Félix, Vermelha do Norte, Prumirim e Brava do Camburi. Centro: Vermelha do Centro, Perequê-Açú e Tenório. Sul: Grande e Toninhas.

Continue lendo sobre a Praia de Itamambuca

A Praia de Itamambuca é uma das mais belas de Ubatuba. Com exceção do lado direito, é livre de comércios e casas pé na areia. Visual magnífico e natureza exuberante fazem da Praia de Itamambuca um lugar singular para curtir entre amigos, a dois ou com a família.

É considerada uma das melhores praias de Ubatuba para surf e, apesar das ondas serem mundialmente conhecidas, a zona de arrebentação é extensa. Em outras palavras, as ondas maiores quebram longe da areia e, por ser uma praia rasa, é comum a presença de crianças.

Se você não possui prática no mar ou está com os pequenos, basta ter atenção, especialmente nas condições do mar. Correnteza e buracos estão por toda a extensão, mas nada que a torne uma praia perigosa a ponto de evitá-la. Visitá-la seguramente será uma experiência única. Além do mais, exite uma base fixa dos guarda vidas.

O público predominante é jovem, onde a idade não calcula-se em anos, mas sim pelo estado de espírito. Um lugar adorável para praticar todo tipo de atividade física, seja no mar, seja na areia.

Apesar de ser uma das melhores praias para surf de Ubatuba, as ondas são gordas, diferentes da Praia Vermelha do Norte e da Vermelhinha, por exemplo. Essa característica atrai também inúmeros praticantes de bodyboard e de SUP Surfing.

O lado direito é o point para a prática de tais modalidades. Por ali também está a escolinha de surf do Zecão, um dos caras responsáveis por colocar o nome de Ubatuba no cenário mundial do surf. Uma pessoa muito respeitada por toda a comunidade de Ubatuba. Além disso, o Rio Itamambuca é cenário perfeito para a prática de stand up paddle.

Um pouco mais sobre a Praia de Itamambuca

Com cerca de 2 km de extensão, suas areias claras e finas são deliciosas e, caminhar ou correr pela orla, é prática comum e agradabilíssima. No extremo esquerdo inicia a trilha para a Praia Brava da Almada. Trilha difícil cuja presença de um guia é altamente recomendada. Na sequência de praias sentido norte está a Praia do Português e a Praia do Félix.

No lado direito existe acesso para a Vila Itamambuca, onde encontra-se comércios e opções de hospedagem mais acessíveis. A Praia do Alto antecede a Itamambuca nesse sentido. O bairro é composto praticamente por imóveis residenciais e você encontra muitas casas para locação na temporada. Importante notar que os valores são um pouco mais elevados que média.

Fama internacional, gringos e mais surf em Itamambuca

A Praia de Itamambuca talvez seja a mais conhecida praia de Ubatuba por estrangeiros. O surf é o esporte responsável por essa fama e popularidade entre os gringos. Não por mero acaso.

Itamambuca é palco de alguns dos principais circuitos de surf brasileiro, com destaque para o WQS (World Qualifying Series). Por suas águas, em algumas ocasiões, também já foram disputadas etapas do WCT (World Championship Tour). Evento que reúne a elite do surf mundial, tais como Kelly Slater, Mick Fanning, Felipe Toledo e Gabriel Medina.

Surf e Itamambuca combinam perfeitamente. As ondas são constantes ao longo de todo o ano e existe toda uma aura conectado o esporte ao local e vice-versa. Se alguém afirma que surfa em Ubatuba com frequência e jamais dropou Itamambuca, suspeite.

Por fim, para não praticantes do esporte, a Praia de Itamambuca é uma vivência, sinônimo de estar em sintonia com a natureza, desconectar-se do cotidiano e relaxar. Ela é capaz de proporcionar algumas das mais completas experiências em Ubatuba.

Fotos da Praia de Itamambuca Ubatuba SP Fotos da Praia de Itamambuca

Breve seleção de fotos da Praia de Itamambuca em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

Como chegar na Praia de Itamambuca em Ubatuba SP Como chegar na Praia de Itamambuca

A praia de Itamambuca fica no norte de Ubatuba. A principal entrada está localizada na altura do 36 da Rodovia Rio-Santos.

O acesso principal é pelo condomínio e, durante o verão, é cobrada taxa diária de zona azul. Do condomínio até a praia são mais 1,5 km, com trechos de asfalto e de terra, além de muitos buracos.

A distância da Praia de Itamambuca ao centro de Ubatuba, incluindo o trecho do condomínio, é de aproximadamente 14 km. De Paraty, 62 km e, de Caraguatatuba, 68 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia de Itamambuca.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia de Itamambuca a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia de Itamambuca.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia de Itamambuca.

Itamambuca Agora

O que fazer na Praia de Itamambuca Ubatuba SP O que fazer na Praia de Itamambuca

A Itamambuca é uma das melhores praias de Ubatuba para surf. Confira as dicas.

  • Praticar SUP: No Rio Itamambuca, que fica no lado direito da praia é possível alugar pranchas de sup e pedalinhos. Lugar lindo, excelente para aprender a ficar em pé no SUP e dar as primeiras remadas. Para quem já tem prática, seguramente vai curtir o visual.
  • Conhecer a Cachoeira do Prumirim: Para se refrescar no verão não há nada melhor que tomar aquele banho de cachoeira e a do Prumirim fica distante 6 km da entrada da Itamambuca, sentido Paraty.
  • Fazer a trilha da Praia Brava da Itamambuca: Apesar de ficar entre praias muito conhecidas, tais como Félix, Prumirim e Vermelha do Norte. ela é muito pouco visitada. Uma praia deserta o ano todo, inclusive no verão.
  • Conhecer a Praia do Português e a Praia das Conchas: Duas praias acessíveis a partir da Praia do Félix. A do Português é acessível pelo lado direito e a das Conchas pelo lado esquerdo.

Mapa da Praia de Itamambuca em Ubatuba SP Mapa da Praia de Itamambuca

Simplificado mapa da Praia de Itamambuca em Ubatuba.

Praia de Itamambuca Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia de Itamambuca em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares.

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 01/12/2017 por Redação Go Ubatuba