Praia de Itapecerica Ubatuba – deserta, inóspita e muito pequena

Sem desmerecimento ou desrespeito, até porque ela está numa importante rota entre a região sul e central, mas a Praia de Itapecerica é um desses lugares que, talvez, só quem realmente tenha espírito explorador vai desejar conhecer.

Praia de Itapecerica Ubatuba SP Conheça a Praia de Itapecerica em Ubatuba

Com maré alta a Praia de Itapecerica deve ter uns 10 metros de faixa de areia disponível. No lado esquerdo há uma grande rocha e, na direita, a costeira oferece vista da Praia da Xandra.

Algumas rochas na areia e submersas e a vegetação no entorno complementam o lugar. Da trilha até são poucos metros, trecho um pouquinho íngreme e escorregadio, mas nada desafiador e super fácil de chegar.

A trilha é uma delícia de se fazer e, com exceção da Praia de Fora, é possível ver as outras quatro a partir dela. Após a subida da Prainha da Enseada é possível observar, através de uma clareira, a região do Saco da Ribeira, incluindo a Praia do Lamberto, Praia da Ribeira e Praia do Flamengo, Flamenguinho e Dionísia.

Praias próximas a Itapecerica: Praia do Godói, Praia da Xandra, Praia de Fora, Prainha da Enseada, Enseada, Praia das Toninhas, Praia da Santa Rita e Praia Grande.

Outras praias acessíveis apenas por trilha: Sul: Praia das Sete Fontes, Praia do Cedro, Oeste, Peres, Praia do Bonete e Praia Grande do Bonete. Centro: Praia do Cedro. Norte: Praia do Alto, Praia das Conchas e Praia Brava da Almada.

Um pouco mais sobre Itapecerica

Penúltima da Trilha de Fora, a Praia de Itapecerica é um lugar para fugir da civilização. Mede aproximadamente 25 metros, mas com a maré alta aparenta ter metade disso.

Fica entre a Praia do Godoi, última da trilha, e do Tapiá ou Xandra. As três são separadas por grandes rochas. A de Itapecerica é facilmente acessada por uma trilha secundária porém, mesmo em dias secos, é escorregadia.
Para identificar o ponto de descida é necessário olhar com atenção. Ele se confunde em meio a mata e dá a impressão de sair na costeira. A trilha acompanha uma imensa formação rochosa.

É uma boa praia de Ubatuba para namorar e curtir a dois. As ondas quebram na costeira e proporcionam um belo visual. Não há outros sons senão os da natureza. Olhando um pouco para a direita é possível ver a Ilha Anchieta e, bem diante dela, avista-se a Ilha das Cabras.

Apesar de ser um bom lugar para namorar, casais solitários em trilhas pouco utilizadas ficam vulneráveis. O ideal é comunicar o passeio a alguém antes de ir ou visitar em grupo.

Por ser uma região preservada, levar repelente é imprescindível. Pernilongos não são problema, mas sim os temíveis borrachudos. E eles atacam.

Para chegar até ela você deve seguir para a trilha no extremo esquerdo da Praia da Enseada. A trilha corta algumas propriedades e segue seu caminho. Após esse trecho há uma clareira de onde se avista o Saco da Ribeira, ótimo para fazer fotos. Depois o trecho é de mata fechada e, na primeira bifurcação, siga para a esquerda. O trajeto leva cerca de 30 minutos.

A Praia da Enseada está localizada na altura do KM 58, distante 10 KM do centro de Ubatuba.

Fotos da Praia de Itapecerica Ubatuba SP Fotos da Praia de Itapecerica

Breve seleção de fotos da Praia de Itapecerica em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

O que fazer na Praia de Itapecerica Ubatuba SP O que fazer na Praia de Itapecerica

Talvez estejamos sendo cruéis, contudo ao visitar você talvez compreenda que seja útil orientar a visitá-la sem nenhuma expectativa, pois não há o que fazer na Praia de Itapecerica.

Entre as praias da Trilha da Ponta da Espia, Itapecerica é a menos convidativa, pois possui uma faixa de areia muito pequena, é cercada por grandes rochas e totalmente encoberta pela mata nativa.

No trecho onde ficam as três, A Praia do Godói, Praia da Xandra e a Praia de Itapecerica, a mais interessante é a do Godói, pois tem boa faixa de areia e é possível entrar no mar.

Se você chegou nesse ponto da trilha, seguramente vai desejar conhecer as três.

Como chegar na Praia de Itapecerica em Ubatuba SP Como chegar na Praia de Itapecerica

A Praia de Itapecerica fica na região sul de Ubatuba. Acessível apenas pela conhecida como Trilha da Ponta da Espia, que inicia no extremo esquerdo da Praia da Enseada.

Existem diversos acessos a partir da rodovia, sendo que os mais próximos do início da trilha estão localizados entre os 59 e 60.

Itapecerica é a penúltima das praias na trilha, entre a Praia da Xandra e a Praia do Godói. O trajeto pode ser feito entre 40 minutos e 1 hora, aproximadamente.

A distância da Enseada ao centro de Ubatuba é de aproximadamente 10 km. De Paraty 44 km e, de Caraguatatuba, aproximadamente 43,8 km.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia de Itapecerica. Ou ainda como chegar na Praia da Enseada.

Dúvidas? Escreva pra gente no Me ajuda.

Por que imagem ao invés do mapa?Economia no pacote de dados e velocidade. A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados e deixar a página mais rápida, inserimos a imagem. Ao clicar nela irá abrir a página com informações completas sobre como chegar na Praia de Itapecerica.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia da Enseada. Referenciamos a Enseada, pois é onde inicia a trilha.

Praia da Enseada Agora

Mapa da Praia de Itapecerica em Ubatuba SP Mapa da Praia de Itapecerica

Simplificado mapa da Praia de Itapecerica em Ubatuba.

Praia de Itapecerica Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia de Itapecerica em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 02/12/2019 por Redação Go Ubatuba