Praia do Alto, Ubatuba SP: ótima praia para famílias, crianças e casais
Eclética e próxima do centro está a Praia do Alto, no início da região norte de Ubatuba. É acessada somente por trilha e, apesar de curta e rápida, é bem íngreme. Isso não inibe a visitação de turistas e, quem foi, tende a falar bem. O mar é calmo, as águas são limpas, é cercada pela mata e tem aspecto de praia rústica.
Conheça a Praia do Alto
A Praia do Alto é boa para banho e mergulho livre. Fica no norte, entre a Vermelha e a Itamambuca. É acessível apenas por trilha e frequentada basicamente por famílias e casais.
Não há quase nenhuma infraestrutura na orla, mas definitivamente é uma praia para passar o dia.
Outras praias acessíveis por trilha na região: Português, Conchas e Léo. Centro: Cedrinho. Sul: Flamengo, Sete Fontes, Cedro do Sul e Grande do Bonete.
Um pouco mais sobre a Praia do Alto
Com águas esverdeadas, mar calmo e cercada pela mata atlântica, a Praia do Alto é uma boa praia de Ubatuba para banho e adequada para todos os públicos. Já foi frequentada por naturalistas, contudo rapidamente foi aprovada uma lei municipal que proíbe tal prática.
Seguindo sentido norte a Praia do Alto fica depois da Praia Vermelha do Norte. e antes da Praia de Itamambuca. Existem três locais para estacionar, sendo mais comum estacionar na rodovia. Como não há regulamentação, inexistem placas sinalizando proibição, contudo é arriscado.
Para quem não deseja desembolsar para estacionar, há ainda duas outras opções. Na seção como chegar explicamos todas, inclusive com valores do estacionamento privado.
No geral a Praia do Alto é muito frequentada por famílias. A criançada diverte-se com tranquilidade e segurança no mar. Complemente a diversão, se possível, levando máscara e snorkel. É uma boa praia para a prática de mergulho livre e, com grande frequência, avistam-se peixes de diversas espécies. Tartarugas também nadam por ali.
O público que a frequenta assemelha-se muito ao da Praia do Cedrinho. Fato interessante é que de uma é possível ver a outra distante no horizonte. Basta um bom binóculo ou equipamento com bom zoom na bolsa.
É uma praia rasa, com algumas sombras e extensa costeira em seu lado esquerdo. As areias são mescladas e, por não ser uma das mais badaladas, é bem limpa.
A extensão da praia é de aproximadamente 200 metros e, além de famílias, é presença de jovens e casais é também comum. A rusticidade e o clima romântico do lugar são ótimos para curtir praia a dois ou entre amigos.
Uma boa praia para passar o dia e, por ser cercada pela mata, a incidência de sol e a temperatura são mais agradáveis que muitas outras.
O que fazer na Praia do Alto
Isolada e acessível por trilha, existem poucas opções do que fazer na Praia do Alto em si. Entretanto, por sua privilegiada localização, há algumas alternativas. Confira as dicas.
- Pratique mergulho livre (snorkeling): Com águas transparentes e tranquilas, Alto é uma praia boa para mergulho livre. Peixes diversos e tartarugas costumeiramente são avistados quando o mar está limpo. Mar limpo é diferente de praia limpa. Ela é sempre limpa mas, quando chove, por exemplo, o mar traz sujeiras da costeira. Nesses dias, assim como em dias de ressaca, as águas tendem a ficar turvas.
- Visitar a Praia Vermelha do Norte: Ela fica 1 km distante, sentido centro. A Vermelha é boa para surf, de tombo, com correnteza e fortes ondas. No caminho há um mirante que oferece belíssima vista da baía central e da Vermelha.
- Uma praia próxima da Praia do Alto é Itamambuca, também boa para surf e linda. Depois da Itamambuca, sentido norte, está a Praia do Félix e a Cachoeira do Prumirim. Pela proximidade com o centro e Itaguá, muitos atrativos para crianças, passeios para casais, gastronomia e compras estão disponíveis.
Hospedagens, Hotéis e Pousadas próximas da Praia do Alto
Veja também hospedagens diversas e pousadas próximas da Praia do Alto em Ubatuba.
- Pousadas na Praia de Itamambuca
- Hospedagens na Praia de Itamambuca em Ubatuba
- Hospedagens na Praia do Prumirim em Ubatuba
- Pousadas na Praia do Perequê-Açú em Ubatuba
- Hospedagens na Praia do Perequê-Açú em Ubatuba
- Pousadas no Centro de Ubatuba
- Hospedagens no Centro de Ubatuba
- Pousadas na Praia do Itaguá
- Hospedagens na Praia do Itaguá em Ubatuba
- Hospedagens na Praia do Tenório em Ubatuba
- Pousadas na Praia Grande de Ubatuba
- Hospedagens na Praia Grande em Ubatuba
- Pousadas na Praia das Toninhas
- Hospedagens na Praia das Toninhas em Ubatuba
- Pousadas na Praia da Enseada
- Hospedagens na Praia da Enseada em Ubatuba
Hospedagens, hotéis e pousadas em Ubatuba
Todas as opções de hospedagens, hotéis e pousadas em Ubatuba
Como chegar na Praia do Alto
A praia do Alto fica no norte de Ubatuba. A trilha está localizada na altura do 39,5 da Rodovia Rio-Santos.
A trilha para a Praia do Alto é rápida e curta, porém um pouco íngreme. Após dias chuvosos fica escorregadia. De acordo com a agilidade pode ser feita entre 10 e 20 minutos.
A distância da Praia do Alto ao centro de Ubatuba é de aproximadamente 12 km. De Paraty, 64 km e, de Caraguatatuba, 66 km aproximadamente.
Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia do Alto.
A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia do Alto a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia do Alto.
Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia do Alto. As mais próximas são a Vermelha do Norte e Itamambuca.
Mapa da Praia do Alto
Simplificado mapa da Praia do Alto em Ubatuba.
Informações e Referências
Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia do Alto.
- Publicações sobre a Praia do Alto em nosso blog
- Praia do Alto no site Ubatuba Guide: Guia turístico de Ubatuba
Referências internas e externas de interesse
Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba
- Visite a Ilha das Couves
- Conheça a Trilha das Sete Praias
- Artigo completo sobre a Trilha das Sete Praias no UG
- Conheça a Trilha Brava da Almada
- Conheça a Trilha das Sete Fontes
- Conheça a Ilha do Prumirim em Ubatuba
- No UG há um bom artigo sobre a a Ilha das Couves (Ubatuba)
- Assim como ótimo conteúdo sobre a Ilha do Prumirim
- Veja também opções de Passeios de Escuna e Lancha em Ubatuba em nosso site
- Veja também opções de Passeio de Escuna em Ubatuba no UG
- Além de Passeio de Lancha em Ubatuba no UG
- Guia de Mergulho em Ubatuba no UG
- Conheça as Praias de Ubatuba no UG
- Conheça as Trilhas em Ubatuba no UG
Hospedagens
- Procurando hospedagens? Veja onde ficar em Ubatuba: pousadas, hotéis e outras hospedagens do sul ao norte do município
- Veja também onde ficar na Praia Grande em Ubatuba: pousadas, hotéis e casas para locação
- Melhores praias de Ubatuba para banho, em nosso blog
- Conheça as Melhores praias para banho em Ubatuba no UG
- Conheça as Melhores praias de Ubatuba para famílias no UG
- Índice das Praias de Ubatuba por nomes no UG
- Visite o Projeto Tamar
- Conheça a Rua Guarani
- Conheça o Aquário de Ubatuba, no UG
- Ilha Anchieta, no UG
Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 02/12/2019 por