Praia do Cedrinho, Ubatuba: acessível por trilha, boa para banho e mergulho livre

A Praia do Cedrinho fica na região central de Ubatuba. É acessível por trilha leve e está localizada na Ponta Grossa, após as praias do Tenório e Vermelha do Centro. É de tombo e muito procurada para a prática de mergulho livre. Frequentada por todos os públicos, especialmente casais, famílias e jovens.

Praia do Cedrinho Ubatuba SP Conheça a Praia do Cedrinho em Ubatuba

A Praia do Cedrinho é boa para mergulho livre e localiza-se no centro, após as praias do Tenório e Vermelha do Centro. Apesar do acesso ser por trilha, é frequentada por todos os públicos.

Na orla há apenas um quiosque, que também aluga caiaques e pranchas de stand up paddle.

Praias próximas mais conhecidas. Centro: Vermelha, Tenório, Itaguá e Cruzeiro. Sul: Grande, Toninhas e Enseada.

Outras praias boas para mergulho. Norte: Alto, Português, Justa e Picinguaba. Sul: Cedro do Sul e Flamengo.

Esse é um vídeo onde você obterá dicas da Praia do Cedro ou Cedrinho em uma agradável caminhada pela orla.

Mais sobre a Praia do Cedrinho

Procurando uma praia de Ubatuba boa para banho, mergulho livre, cercada pela mata e no centro da cidade? Então talvez queira conhecer a Praia do Cedrinho. Durante o verão é frequentada por aqueles que estão em busca de tranquilidade e desejam fugir das badaladas praias do centro sem sair da região. Na baixa por moradores e gringos.

Apenas para esclarecer: ela também é conhecida como Praia do Cedro. Talvez você queira visitar a Praia Cedro do Sul.

Tamanha exuberância fica logo após a Praia Vermelha do Centro, seguindo por estrada de terra. O acesso é por uma fácil e larga trilha e é comumente frequentada por todos os públicos. Após 10 minutos de descida uma visão do paraíso, praticamente intocado.

Já na areia você verá o quiosque do Zeca, único comércio local. Se estiver com criança desacompanhada que goste de “bola”, o filho do Zeca é apaixonado e provavelmente se entrosarão. No outro extremo da praia há uma casinha de pesca. Ali ou no quiosque pode-se locar caiaque e remar pelas proximidades.

Não somente famílias com crianças frequentam a praia do Cedrinho. Um local de beleza singular, com grandes sombras por toda a praia, atrai também turistas brasileiros e estrangeiros. É uma das praias de Ubatuba mais procuradas para a prática de snorkeling. Entre outras espécies marinhas, tartarugas estão sempre presentes, sendo frequentes as Verdes.

A praia é de tombo, mas todos tomam banho de mar, que é calmo e não oferece perigo. Um ambiente sereno e calmo que faz o papo se estender entre amigos e também um local magnífico para casais curtirem a relação.

Não existem comércios próximos, então talvez considere levar líquidos e alimentos. A praia do Cedrinho tem aspecto único, mas oras me faz pensar na Praia do Português e na Praia da Justa.

Fotos da Praia do Cedrinho Ubatuba SP Fotos da Praia do Cedrinho

Breve seleção de fotos da Praia do Cedrinho em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são sempre publicados!

O que fazer na Praia do Cedrinho Ubatuba SP O que fazer na Praia do Cedrinho

No local
Tartarugas Marinhas
Pessoalmente costumo encontrar tartarugas marinhas por ali. A maioria parte delas permite gentilmente que se nade serenamente ao seu lado. A dica é evitar movimentos bruscos para não assustá-las e, além disso, jamais jogue lixo nas costeiras ou na água. Afinal, dentro da água, nós somos os estranhos.

Jamais alimente-as, a costa de Ubatuba é capaz de prover todos os alimentos que elas necessitam.

Cores
Em dias ensolarados, o tom levemente escuro da areia, em contraste com as águas do mar e o verde da vegetação das encostas, é simplesmente fascinante. Uma explosão de cores encantadora e digna para ser registrada fotograficamente. Por ser muito sombreada, é fácil fugir do sol escaldante.

Costeira
Para quem curte andar pela costeira, no lado direito da praia é possível caminhar até um ponto turístico, a Pedra do Collares. Não tem nada demais, apenas um nome. Porém de lá é possível avistar toda a orla da região central do município.

Nos arredores
Ao continuar pela Avenida que dá acesso a Praia do Cedro, pelo lado esquerdo, é possível chegar até o Mirante Baguari de Fora, com uma vista incrível.

Um pouquinho mais além existe uma trilha, difícil de ser identificada, no lado direito. Ela leva até uma pequena praia, cheia de pedras, onde existe uma casa de pescadores. Passar a tarde ali é uma delícia, fazer um piquenique ou andar pela costeira. Com facilidade você poderá ver alguns lagartos por ali. Porém é uma trilha bem íngreme e escorregadia.

Além disso você poderá visitar a Praia Vermelha do Centro, muito procurada por jovens e surfistas ou, até mesmo, estender e conhecer a Ponta Grossa.

Por estar próxima da região central, outra boa opção é conhecer o Projeto Tamar, assim como o Aquário de Ubatuba.

Como chegar na Praia do Cedrinho em Ubatuba SP Como chegar na Praia do Cedrinho

A praia do Cedrinho fica na região central de Ubatuba. O único acesso público para veículos é através da Praia do Tenório.

Onde fica e Como chegar na Praia do Cedrinho

Nesse vídeo você saberá onde fica e como chegar na Praia do Cedro ou Cedrinho a partir da rodovia, com todas as dicas e informações necessárias para ir até o Cedrinho pela região norte, central e sul. Se desejar, assista ao vídeo da Trilha da Praia do Cedro em nosso canal compartilhado no YouTube.
A via asfaltada segue até o final da Praia do Tenório. Após esse trecho são cerca de 2 km por estrada de terra até o início da trilha para a praia do Cedrinho.

Pela Rio-Santos utilize a saída para a Rua Capitão Felipe na altura do 53. Siga sentido praia do Itaguá e, ao avistar o primeiro posto de combustível, vire para a direita. Siga reto até a entrada do condomínio do Tenório, ali vire para a esquerda e siga sempre reto.

Pela região central siga até o bairro do Itaguá. Informe-se ou guie-se pelas placas até a Praia do Tenório. Na rotatória diante da entrada do condomínio, vire para a esquerda e siga sempre reto.

Para estacionar você tem algumas opções. De moto é possível descer um trecho da trilha. De carro durante o verão não há muito o que fazer senão encontrar uma vaga nos locais descritos abaixo.

  • Na própria via: sempre mais arriscado, pois é estreita e talvez alguém esbarre no veículo.
  • Estacionamento pago: fica no início da trilha.
  • Estacionamento público: uma clareira aberta na mata diante da trilha.

Dali por diante é preciso caminhar. A trilha para a praia do Cedrinho é o único caminho. A descida é suave e tranquila, com algumas pequenas erosões.

Trecho todo arborizado e fresco, mesmo em dias quentes. Se estiver com crianças, oriente atenção com as folhas secas, pois elas podem fazer escorregar. Para quem é do pedal, descer é uma leve aventura.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia do Cedrinho a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações e dicas de como ir até a praia do Cedrinho.

Linhas de ônibus e trânsito na região da Praia do Cedrinho agora. Serão exibidas informações do Tenório, que é o principal acesso.

Tenório Agora

Mapa da Praia do Cedrinho em Ubatuba SP Mapa da Praia do Cedrinho

Simplificado mapa da Praia do Cedrinho em Ubatuba.

Praia do Cedrinho Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia do Cedrinho em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia do Cedrinho.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 02/12/2019 por Redação Go Ubatuba