Praia do Deserto Ubatuba – um praia apaixonante e intocada de Ubatuba

Apesar de não ter infraestrutura comercial ou turística, a Praia do Deserto é um lugar que muitos desejam conhecer. Ela fica na região sul de Ubatuba e, além de barco, por terra é acessível através da Trilha das Sete Praias. Localizada em um trecho de difícil acesso nessa trilha, a frequência de visitantes é pequena, deserta até no verão.

Praia Deserta Ubatuba SP Conheça a Praia do Deserto em Ubatuba

Um dos locais onde se pode observar privilegiadamente a Ilha do Mar Virado, a Praia do Deserto reserva ainda outras belezas e particularidades.

As enormes sombras feitas por árvores nativas impressionam seus visitantes. A cristalinidade da água e o mar calmo são um convite para se jogar no mar e nadar tranquilamente.

Se você tiver disposição para carregar consigo uma máscara e snorkel, também poderá explorar e desfrutar das belezas submersas.

Por um caminho ou outro, Lagoinha ou Fortaleza, o acesso desafia aqueles que tem pouca prática em trilhas. Nesse caso é melhor contratar um guia ou serviços de barqueiros. Barcos partem da Lagoinha, Fortaleza e Maranduba, mas não somente, muitos negociam o passeio, horários e valores.

Por fim, a Praia do Deserto é boa para todos aqueles que apreciam e respeitam a natureza.

Praias próximas da Praia do Deserto

Sentido Caraguá: Lagoinha, Praia do Sapê, Praia da Maranduba, Praia do Pulso e Praia da Caçandoca, que dá acesso as praias da Caçandoquinha e Raposa. Sentido centro: Praia Domingas Dias, Praia do Lázaro, Praia da Sununga e Praia da Santa Rita.

Praias antes da Fortaleza, no outro acesso: Fortaleza, Praia Brava da Fortaleza, Praia do Costa, Prainha da Vermelha, Praia Vermelha do Sul, Praia Brava do Sul e Praia Dura.

Todas na Trilha das Sete Praias: A partir da Lagoinha, na sequência, passa pela Praia do Oeste, Praia do Peres, Praia Grande do Bonete, Praia do Bonete, Prainha do Deserto e Praia do Cedro.

Fotos da Praia do Deserto Ubatuba SP Fotos da Praia do Deserto

Breve seleção de fotos da Praia do Deserto em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Praia do Deserto Ubatuba SP O que fazer na Praia do Deserto

Assim como suas vizinhas, quem procura a Praia do Deserto está em busca de contato com a natureza. Lugar propício para fugir da badalação, onde é possível se conectar com a mãe natureza e sentir uma profunda paz de espírito. Essa é melhor opção do que fazer na Praia do Deserto.

É importante notar que existem três praias muito próximas nesse trecho da trilha e, tanto a prainha como a Praia do Deserto são confundidas com a Praia do Cedro, chamada por alguns de Praia Cedro do Sul. Há ainda outra com o mesmo nome, caso da Praia do Cedrinho. Essa fica na região central de Ubatuba.

A Praia do Cedro ou Cedro do Sul é acessível pela costeira no lado esquerdo da Prainha do Deserto. A faixa de areia dela fica escondida pela mata e pela costeira e não é possível vê-la nem de uma, nem de outra.

Com maré cheia a faixa de areia da Praia do Cedro desaparece e, apesar disso, pode ser considerada uma opção do que fazer na Praia do Deserto.

Sua vizinha, Prainha do Deserto não chega a ser uma opção, pois quem visita uma, acaba por conhecer a outra.

Por ali o mar é calmo e as águas cristalinas. Como é totalmente isolado e preservado, é um ótimo lugar para praticar mergulho livre.

As costeiras nsse trecho da trilha também são procuradas para pesca de vara e anzol.

Como chegar na Praia do Deserto em Ubatuba SP Como chegar na Praia do Deserto

Obs.: Há redundância de informações sobre como chegar na Praia do Deserto e Prainha do Deserto. Ambas ficam no mesmo trecho da trilha, separadas por formações rochosas.

A Praia do Deserto fica na região sul de Ubatuba. Ela é acessível através de embarcações (passeios contratados) ou pela famosa Trilha das Sete Praias.

Existem dois pontos para iniciar essa trilha, pela Praia da Lagoinha ou pela Praia da Fortaleza.

A entrada da Praia da Lagoinha fica na altura do KM 77. Já a da Praia da Fortaleza na altura do KM 73 da Rio-Santos. Sendo que o acesso da Fortaleza é pela Praia Dura, distante 7 km da rodovia.

Começando a trilha pela Lagoinha são cerca de 4,5 km e passa por diversas praias. Da Fortaleza até ela são cerca de 1,5 km por mata fechada e trechos muito íngremes, sem praias pelo caminho.

A distância da Praia do Deserto ao centro de Ubatuba, incluindo o trecho de trilha a partir da Lagoinha, é de aproximadamente 27,5 km. De Paraty, 100,5 km e, de Caraguatatuba, 35,5 km aproximadamente.

Informações relacionadas sobre como chegar na Praia do Deserto

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia do Deserto.

Dúvidas? Escreva pra gente no Me ajuda.

Por que imagem ao invés do mapa?Economia no pacote de dados e velocidade. A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados e deixar a página mais rápida, inserimos a imagem. Ao clicar nela irá abrir a página com informações completas sobre como chegar na Praia do Deserto.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia da Fortaleza. Se preferir ir pelo outro caminho da trilha, por gentileza acesse Praia da Lagoinha agora.

Praia da Fortaleza Agora

Mapa da Praia do Deserto em Ubatuba SP Mapa da Praia do Deserto

Simplificado mapa da Praia do Deserto em Ubatuba.

Praia do Deserto Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia do Deserto em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Prainha do Deserto ou Praia Deserta.

Referências externas (Ubatuba Guide)

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 10/10/2017 e revisada em 03/01/2018 por Redação Go Ubatuba