Praia do Itaguá, Ubatuba: o que fazer, mapa, fotos, como chegar e muito+

A Praia do Itaguá fica na região central de Ubatuba. As condições para banho alternam entre própria e imprópria ao longo do ano. No verão é comum que esteja imprópria. Se as águas são pouco badaladas, a vida noturna oferece excelentes opções do que fazer, muitos atrativos, restaurantes e bares.

Praia do Itaguá Ubatuba SP Conheça a Praia do Itaguá em Ubatuba

A Praia do Itaguá é imprópria para banho quase o ano todo. Suas águas são frequentadas por praticantes de SUP, caiaque e outras atividades náuticas.

No Itaguá estão alguns dos principais comércios e atrativos turísticos de Ubatuba. Bares e restaurantes tradicionais, shopping do Itaguá e passeios de escuna são algumas opções.

Dois dos mais procurados atrativos são o Projeto Tamar e o Aquário de Ubatuba. Também encontra-se diversidade de casas para locação temporária, pousadas e hospedagens.

Praias próximas mais conhecidas: Centro: Cruzeiro, Tenório, Vermelha e Perequê-Açú. Sul: Praia Grande e Toninhas.

Outras praias com boa infraestrutura: Sul:Maranduba, Lázaro e Enseada. Norte: Almada e Itamambuca.

Vídeo sobre a Praia do Itaguá

Nesse vídeo você terá a oportunidade de ver e conhecer toda a orla da Praia do Itaguá, enquanto pedalamos pela ciclovia e falamos um pouco sobre nosso trabalho, sobre o Itaguá, o que fazer, estrutura comercial, etc, e também algumas críticas construtivas para o turismo em Ubatuba.
Continue lendo sobre a Praia do Itaguá

A Praia do Itaguá em Ubatuba reúne os principais serviços, atrativos turísticos e opções do que fazer que um turista busca. Fica na região central e está conectada ao Centro e ao bairro do Tenório, com fácil acesso para a Praia Vermelha do Centro e Praia Grande.

Possui saídas estratégicas para a Rodovia Rio-Santos e, no bairro, você encontra muitas opções de pousadas e casas para locação na temporada. Também estão disponíveis ampla variedade de comércios e serviços de todos os tipos.

Em resumo, o bairro do Itaguá é muito bem estruturado e recebe grande demanda turística durante o verão. Mas além do bairro…

Um pouco sobre a Praia do Itaguá em si

Antes de mais nada, onze entre dez turistas perguntam-se se a Praia do Itaguá é boa para banho. Essa resposta está no final da página, mas por cima pode-se dizer que ela é imprópria durante a maior parte do ano.

Tal fato torna suas areias praticamente desertas e ver banhistas na água desperta um olhar de estranheza nos moradores. Definitivamente ela não é uma praia muito procurada para banho.

Entretanto não é raro encontrar pessoas correndo em suas areias, alguns pescam, outros simplesmente caminham. Também não é raro ver praticantes de esportes aquáticos, tais como caiaque e stand up paddle. Aliás, eles compõem o visual do lugar.

Durante o verão a orla torna-se extremamente disputada, muitas pessoas passeiam por ali. Atrativos sobram, restaurantes, sorveterias, lojas, centros comerciais e muito mais. Também é um lugar charmoso e convidativo para pedalar. Tanto a calçada como a ciclovia abrangem toda a extensão da praia e a vista é belíssima.

No horizonte avista-se até a Praia do Alto, além das praias do Cruzeiro, Matarazzo, Perequê-Açú e Barra Seca. Quanto mais ao sul melhor é a vista, mas é preciso binóculo ou um bom zoom no aparelho.

Esclarecendo a localização de alguns atrativos e pontos turísticos. A base do Projeto Tamar não fica no bairro do Itaguá e sim no Jd. Paula Nobre, mas todos referenciam como Itaguá. Uma das melhores referências para se chegar é seguir pela rua paralela ao Shopping Porto Itaguá.

Também o Aquário de Ubatuba e a Rua Guarani são equivocada e frequentemente referenciados como sendo no bairro, mas fazem parte da Barra da Lagoa e Centro. Não importa, Centro e Itaguá são extensões um do outro.

A praia do Itaguá é um ótimo lugar para passear, especialmente durante a noite. Continue lendo, tem muito mais para descobrir.

Fotos da Praia do Itaguá Ubatuba SP Fotos da Praia do Itaguá

Breve seleção de fotos da Praia do Itaguá em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são sempre publicados! Você também pode acessar a página de índice fotografias da Praia do Itaguá no site de nosso parceiro, Ubatuba Guide.

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

Como chegar na Praia do Itaguá em Ubatuba SP Como chegar na Praia do Itaguá

A Praia do Itaguá fica na região central de Ubatuba, em zona urbana. Com privilegiada localização, diversos acessos estão disponíveis.

Pela Rio-Santos, os principais acessos estão localizadas na altura dos quilômetros 51, 52 e 53.

A partir da Praia Grande basta seguir sentido trevo/centro. Na primeira rotatória após a Grande, vire para sua direita na Rua Capitão Felipe e siga até chegar na praia. Pronto, chegou no Itaguá.

Pelo Centro informe-se sobre como chegar no Aeroporto. Passe por ele e siga reto. É possível também ir por trás do Aeroporto, pela Rua Rio Grande do Sul. Você sairá na Rua Taubaté e, ao final dela, nas proximidades estão a Praça da Baleia e o Aquário de Ubatuba.

Todos os caminhos são asfaltados.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia do Itaguá a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações e dicas de como ir até a praia do Itaguá.

Linhas de ônibus e trânsito na região da Praia do Itaguá agora.

Priaa do Itaguá agora

O que fazer na Praia do Itaguá Ubatuba SP O que fazer na Praia do Itaguá

Há muitas alternativas do que fazer na Praia do Itaguá e a diversidade atende todos os públicos. Uma das atividades mais comuns são os passeios pela orla.

Provavelmente você não notará nem deve perder tempo dando importância, contudo vale informar que a Praia do Itaguá se funde com a Praia do Cruzeiro e poucos turistas sabem onde uma começa e a outra termina. O limite entre as duas praias se dá na altura do Aquário de Ubatuba, sendo o Rio Tavares o delimitador entre elas.

Dito isso e retomando o papo sobre o que fazer na Praia do Itaguá… Na orla é muito comum encontrar pessoas praticando atividades físicas, meditando, lendo ou simplesmente relaxando e curtindo o visual.

Ao longo da Av. Leovigildo Dias Vieira, que margeia toda a praia, existem inúmeros quiosques a beira mar. Ótima opção para tomar um chopp e degustar variadas porções.

Também na Leovigildo você encontrará excelentes opções de restaurantes, pizzarias, sorveterias e tudo mais envolvendo gastronomia. Ah, não pode deixar de figurar na lista o Shopping Porto Itaguá.

Na divisa com o centro está a Praça da Baleia. Nela está exposta a ossada de uma baleia da espécie Jubarte que encalhou na Praia Grande em meados dos anos 2000. Atravessando a ponte existe um parque recreativo infantil público que é mantido pelo Aquário de Ubatuba. Uma ótima opção do que fazer com crianças na Praia do Itaguá.

Mais opções do que fazer na Praia do Itaguá

O Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar e o Shopping do Itaguá são ótimas opções para se fazer com crianças em Ubatuba. Todos contam com áreas cobertas, então mesmo com chuva são boas alternativas. Mas não somente para os pequenos, são pontos turísticos muito procurados por pessoas de todas as idades.

Outro lugar interessante para se passear é na Rua Guarani. Lá você encontra lojas, restaurantes, sorveterias e outras tantas opções.

Talvez você queira fazer um passeio de escuna em Ubatuba e, na orla do Itaguá, você encontrará diversas operadoras.

  • Shopping Porto Itaguá, o principal shopping do município. Você encontra lojas de moda praia, praça de alimentação, cinema, entre outros comércios.
  • Aquário de Ubatuba
  • Passeios de Escuna: Em toda a extensão da Av. Leovigildo Dias Vieira, na orla da Praia do Itaguá, você encontra guarda-sois de empresas que comercializam passeios para a Ilha Anchieta, Ilha das Couves e outras ilhas, incluindo a Ilha do Prumirim.
  • Terminal Marítimo Comodoro Guimarães: O Porto de Ubatuba, onde desembarcam passageiros de botes vindos dos Cruzeiros que, em pequena quantidade, atracam na costa do município. O espaço é aberto durante o dia e permite visitações públicas gratuitamente. Bom para registrar fotograficamente a estadia e contemplar a vista.
  • Alguns atrativos da região central: Feirinha hippie, Casa do Artesão, Mercado de Peixes de Ubatuba, Farol do Cruzeiro, Monumento de São Pedro Pescador, entre inúmeros outros.

Mapa da Praia do Itaguá em Ubatuba SP Mapa da Praia do Itaguá

Simplificado mapa da Praia do Itaguá em Ubatuba.

Praia do Itaguá Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia do Itaguá em Ubatuba SP Informações e Referências

A Praia do Itaguá fica entre o Centro, Praia do Tenório, Vermelha do Centro e Praia Grande. Com exceção da Vermelha, todos esses bairros recebem intenso volume de turistas durante o verão. Atravessar esse trajeto na alta temporada pode ser (pode ser para não te influenciar a desistir!) muito demorado.

Uma recomendação é que, mesmo diante da lentidão do trânsito, procure estacionar próximo da praia. Em locais mais afastados os guardadores de veículos não são autorizados e, com isso, o risco é por sua conta.

Uma pergunta muito comum é…

A Praia do Itaguá é boa? (própria para banho)

Como já foi citado anteriormente, a praia do Itaguá varia de própria e imprópria. Agrava-se a situação na alta temporada, pois a sujeira despejada no Rio Acaraú vai toda para a praia.

É importante notar que o encontro das águas do Acaraú com o Itaguá se dá no final da praia. Depois do Porto de Ubatuba. Quanto mais próximo do centro, mais limpa a água fica. Os riscos são de micoses e fungos.

Houve um esforço para conscientizar a população e também para limpar o Rio Tavares. Esse é o Rio que separa a Praia do Cruzeiro da Praia do Itaguá e que deságua ao lado do Aquário de Ubatuba.

Por fim reforçamos a intensão de prover todas informações de um determinado local. Alguns, tais como o Itaguá, possuem ampla variedade e selecionamos as principais. Abaixo estão algumas referências você para complementar a pesquisa e planejar sua estadia.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 13/01/2019 por Redação Go Ubatuba