Praia do Matarazzo, Ubatuba SP: entre as praias Pereque-Açú e Cruzeiro

A Praia do Matarazzo é também conhecida como Praia do Padre. Fica na região central, entre as praias do Perequê-Açú e Cruzeiro. É pouco frequentada e raramente você encontrará banhistas, mas se deseja ampliar a lista das praias de Ubatuba que conhece, vale a pena a visita. Rende boas fotos da baía central.

Praia do Matarazzo Ubatuba SP Conheça a Praia do Matarazzo

Apesar de ficar bem no centro da cidade, quase nunca se vê pessoas na Praia do Matarazzo. O acesso é por uma via que inicia no lado do Perequê-Açú da Ponte Félix Guisard, que liga do Perequê ao Centro..

Veja outras praias desertas de Ubatuba. Não há nenhuma infraestrutura comercial com exceção de duas casas noturnas, sendo uma delas o tradicional 180º.

Praias próximas mais conhecidas no centro: Cruzeiro, Itaguá e Tenório, além do Perequê-Açú.

Outras praias desertas em Ubatuba: Saco da Mãe Maria, no início da região norte, e Praia de Fora, na região sul, acessível por trilha a partir da Praia da Enseada.

Continue lendo sobre a Praia do Matarazzo

Localizada na região central da cidade, você pode chegar com facilidade até a Praia do Matarazzo (prainha) a partir do Centro ou do bairro do Perequê-Açú. O único acesso terrestre é por uma pequena rua logo após atravessar a Ponte Félix Guisard, que liga o Centro ao Perequê.

Também é possível ir caminhando ou de bicicleta e, ao longo de toda a orla da Praia do Itaguá e do Cruzeiro (Iperoig), além do Farol do Cruzeiro, será possível avistá-la.

Marcante na história de Ubatuba, a Praia do Matarazzo carrega tal nome pois, no local, Ciccillo Matarazzo residiu na metade do século XX. Entre 1964 e 1969 Ciccillo foi prefeito de Ubatuba e, a mansão onde residiu, atualmente é uma das casas noturnas mais tradicionais e badaladas do município.

Apesar de charmosa e aconchegante, é pouco frequentada, especialmente por banhistas. Entretanto é um local gostoso para passear, fazer fotos e, também, muito procurado por quem aprecia a pesca de linha e anzol.

As praias mais próximas são: Cruzeiro (Iperoig), Perequê-Açú e Itaguá.

Fotos da Praia do Matarazzo Ubatuba SP Fotos da Praia do Matarazzo

Breve seleção de fotos da Praia do Matarazzo em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

Como chegar na Praia do Matarazzo em Ubatuba SP Como chegar na Praia do Matarazzo

A praia do Matarazzo é acessível por vias secundárias asfaltadas, com pequeno trecho de terra nas proximidades da praia. Está localizada na região central e é facilmente acessada pela Praia do Cruzeiro ou do Perequê-Açú. O acesso do centro está na altura do KM 49 da Rodovia Rio-Santos, no trecho da BR-101. Veja abaixo como chegar na Praia do Matarazzo em Ubatuba.

Cerca de 80% dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos a imagem de como chegar na praia do Matarazzo a partir do trevo (centro) de Ubatuba.

Clique na imagem e acesse a página em nosso blog com o mapa do Google e outras dicas e informações para ir até a praia do Matarazzo. Será aberta uma nova guia.

Quer saber como está o trânsito ao vivo na região na Praia do Matarazzo?

Linhas de ônibus e trânsito na região da Praia do Matarazzo agora. O trânsito exibido será da Praia do Cruzeiro, mais próxima.

Praia do Cruzeiro Agora

O que fazer na Praia do Matarazzo Ubatuba SP O que fazer na Praia do Matarazzo

  • A partir da praia do Matarazzo é possível avistar o Farol do Cruzeiro. Ele recebe muitos turistas e moradores e é um bom local para fotos e para pescar (não sabemos se é permitida a pesca ali, mas é comum ver pessoas praticando a pesca).
  • Feirinha Hippie: Tradicional atrativo turístico do município. São poucos os artesãos que comercializam seus produtos no local, sendo que grande parte dos itens comercializados são xing ling (bugigangas da China). Mas vale uma visita.
  • Casa do Artesão de Ubatuba: Produtos para quem valoriza as expressões artísticas e o artesanato local. A Casa do Artesão de Ubatuba é uma associação (entidade do terceiro setor), ou seja, sem vínculos com a prefeitura. O controle das peças artesanais é rigoroso e você encontrará artesanatos autênticos com valores justos.
  • Sobradão do Porto: Além de um Monumento Histórico, também é onde a Fundart (Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba) realiza seus eventos. Na frente, a partir do final da tarde e início da noite, você poderá conferir a exposição de obras de arte de alguns dos principais artistas plásticos do município.Durante o verão, alguns dos eventos são realizados na Praça de Eventos, na própria Av. Iperoig. Já na baixa temporada, a maioria das atividades de lazer e entretenimento artísticas e culturais são realizadas na praça, diante no Sobradão do Porto ou na parte interna do mesmo.
  • Mercado Municipal de Peixes: Onde você poderá comprar pescados sempre frescos. Caso goste de pesca, nos arredores você encontrará estabelecimentos comerciais do gênero, além de tradicionais peixarias.

Pontos para visitas rápidas

  • No início do trajeto você poderá desejar fazer uma rápida para para contemplar a vista a partir do Monumento de São Pedro que, vale ressaltar, é o Padroeiro dos Pescadores e da cidade.O monumento está localizado em um pico, de onde é possível ver a baía das praias do Cruzeiro (Iperoig) e do Itaguá, além do Sobradão do Porto e um pequeno trecho da Ilha dos Pescadores. Um bom local para fazer registros fotográficos.
  • Marco da Paz: Um monumento para reforçar a importância da paz (?). Fica próximo a Feirinha Hippie, no final da Av. Iperoig sentido bairro do Perequê-Açú.
  • Chafariz: Mais uma obra que parece ter sido abandonada. Fica localizado logo na chegada a Av. Iperoig a partir da Rua Professor Thomaz Galhardo.
  • Igreja Matriz: Muito procurada, não apenas para quem está em busca de religiosidade, mas também por sua agradável praça. Nos arredores você encontrará carrinhos de pipoca, churros, sorveterias e outras guloseimas. Existem bancos em toda a praça e é um ótimo local para descansar, especialmente aos finais de tarde e início da noite.

Indo além

  • Atrativos no bairro do Itaguá: Pista de Skate (centro), Praça do Trópico do Capricórnio (centro), Aquário de Ubatuba, Projeto Tamar, Praça da Baleia, Passeios de Escuna e outros tantos.

Mapa da Praia do Matarazzo em Ubatuba SP Mapa da Praia do Matarazzo

Simplificado mapa da Praia do Matarazzo em Ubatuba.

Praia do Matarazzo Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia do Matarazzo em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia do Matarazzo.

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 17/03/2018 por Redação Go Ubatuba