Praia Dura, Ubatuba SP: boa para banho, sem comércios e frequentada por famílias

Próxima de locais agitados como Maranduba e Lázaro, a Praia Dura é boa banho, famílias e casais. Uma praia sem infraestrutura comercial e turística, deserta ao longo do ano e, mesmo no verão, é pouco frequentada. Passando por ela chega-se na Praia da Fortaleza, onde inicia a Trilha das Sete Praias. Tranquila, ótima para relaxar.

Praia Dura Ubatuba SP Conheça a Praia Dura em Ubatuba

A Praia Dura fica na região sul, é extensa e não possui infraestrutura comercial. Passando por ela chega-se na Praia da Fortaleza e, no caminho, estão algumas praias belíssimas, como a Vermelha do Sul, Costa e Brava da Fortaleza.

É frequentada basicamente por famílias e, vez por outra, entram boas ondas para o surf. Apesar disso é rasa e uma ótima praia para banho. Tem grande extensão e faixa de areia, além de uma das mais belas vistas para o Pico do Corcovado.

Praias próximas mais conhecidas: Fortaleza, Vermelha do Sul, Brava da Fortaleza, Lagoinha e Lázaro.

Outras praias com mar calmo e boas para banho: Sul: Santa Rita e Domingas Dias. Centro: Tenório e Perequê-Açú. Norte: Almada e Félix.

Continue lendo sobre a Praia Dura
Sem infraestrutura comercial ou turística, a Praia Dura é pouco agitada, mesmo durante o verão. Ela fica entre a Praia da Lagoinha e a Praia do Lázaro, no extremo sul de Ubatuba.

Com 1,6 km de extensão, areias firmes e compactas, é uma boa praia para caminhar. Também possui ampla faixa de areia que, em muitos pontos, ultrapassa com facilidade 50 metros.

O mar geralmente é calmo ao longo de todo o ano e, por ser uma praia rasa, a Praia Dura é boa para banho. Um lugar onde crianças e banhistas sem prática podem nadar e aproveitar o mar com segurança.

Por conta disso é muito frequentada por famílias, mas também é uma praia agradável para desfrutar em casal ou com os amigos.

Em seu lado esquerdo as águas do Rio Escuro encontram-se com o mar. Um ótimo lugar para se refrescar e, com a maré baixa, pode-se atravessar sob a ponte e ir até o rio. Local propício para se refrescar e também para pescar.

Sempre alertamos sobre a presença de borrachudos onde há água doce e aqui vale o reforço, pois eles atacam, especialmente no início e final do dia.

No outro extremo inicia-se o caminho até a Praia da Fortaleza. A partir da entrada do condomínio da Praia Dura até a Fortaleza são cerca de 7,7 km de distância.

Ao longo desse trecho existem muitas praias, a Brava, boa para o surf, Vermelha do Sul, também conhecida como Praia dos Arquitetos, do Costa, uma piscina natural de águas transparentes e, finalmente, a Brava da Fortaleza, cartão postal da região e de Ubatuba.

Também localizam-se nesse percurso a praia do Dóca e a prainha da Vermelha. A Praia da Fortaleza é conhecida por ser onde inicia/termina a Trilha das 7 Praias.

Fotos da Praia Dura Ubatuba SP Fotos da Praia Dura

Breve seleção de fotos da Praia Dura em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Praia Dura Ubatuba SP O que fazer na Praia Dura

Um lugar para relaxar e sem infraestrutura comercial ou turística, entretanto seguem algumas dicas do que fazer na Praia Dura e proximidades.

  • Ir até a Praia da Fortaleza e conhecer as praias no caminho: É a partir da Dura que se chega na Fortaleza. Ao longo desse percurso existem algumas praias acessíveis pelas margens da Av. Uniflora, tais como a Vermelha do Sul, do Costa e a Brava da Fortaleza. Na Fortaleza inicia a Trilha das Sete Praias.
  • Ir até a Praia da Barra: Ela fica no extremo esquerdo da Dura e chega-se até ela caminhando. É muito visitada no verão e onde as águas do Rio Escuro deságuam no mar. Uma boa pedida para refrescar-se em dias quentes, porém vale a dica de levar repelente. Também é um lugar procurado por quem gosta de pescar.
  • Trilha para o Pico do Corcovado: Nas proximidades da Dura entra-se na Estrada do Corcovado e, no final, começa a trilha de subida para o Pico do Corcovado. Geralmente os passeios para o Pico do Corcovado são no sentido oposto, descendo a trilha. É um passeio cuja presença de um guia de turismo é altamente recomendado.
  • Estrada do Monte Valério: Para quem gosta de pedalar, essa é uma boa pedida. Com trechos de subida e descida é asfaltada em grande parte dos 11,5 km que ligam a Dura na Rodovia Oswaldo Cruz, próximo ao trevo municipal de Ubatuba. Também é uma boa alternativa para evitar o trânsito e cortar caminho.

Como chegar na Praia Dura em Ubatuba SP Como chegar na Praia Dura

A praia Dura fica na região sul de Ubatuba. A entrada está localizada na altura do 73 da Rodovia Rio-Santos.

A distância da Dura ao centro de Ubatuba é de aproximadamente 19 km. De Paraty, 92 km e, de Caraguatatuba, 34 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Praia Dura.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem da rota de acesso da praia Dura a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia Dura.

Linhas de ônibus e trânsito na região da Praia da Dura agora.

Praia Dura Agora

Mapa da Praia Dura em Ubatuba SP Mapa da Praia Dura

Simplificado mapa da Praia Dura em Ubatuba.

Praia Dura Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia Dura em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Praia Dura.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 08/11/2019 por Redação Go Ubatuba