Praia Saco da Mãe Maria, Ubatuba: deserta entre Barra Seca e Vermelha

Quase no centro da cidade, a Praia Saco da Mãe Maria ainda é uma das praias desertas de Ubatuba. Um local totalmente rústico e preservado, acessível apenas por terra e, dificilmente, por embarcações. Ela fica entre a Vermelha do Norte e a Barra Seca e é possível ir até ela por trilha a partir dessas duas praias.

Praia Saco da Mãe Maria Ubatuba SP Conheça a Praia Saco da Mãe Maria

A Praia Saco da Mãe Maria é cercada pela mata atlântica, tem muitas rochas em sua orla e é deserta. Fica no início região norte (sentido Paraty) e o acesso só é possível por trilha.

É muito frequentada por jovens, por quem busca discrição, gosta de conhecer lugares rústicos e também por pescadores de vara e anzol.

A trilha começa tanto na Praia Vermelha do Norte, como na Praia da Barra.

Praias próximas mais conhecidas: Sentido Paraty: Vermelha, Itamambuca, Félix e Prumirim. Centro: Barra Seca, Perequê-Açú, Itaguá e Tenório.

Outras praias acessíveis por trilha na região: Alto, Português, Conchas, Léo e Justa. Centro: Cedrinho. Sul: Sete Fontes, Brava da Fortaleza e Cedro do Sul.

Continue lendo sobre a Praia Saco da Mãe Maria

Uma das poucas desertas na região, mesmo durante o verão a Praia Saco da Mãe Maria é pouco visitada. Não há infraestrutura comercial ou turística e os frequentadores variam entre jovens e aventureiros, casais em busca de discrição e pescadores de vara e anzol.

Pode-se dizer que ela é acessível apenas por trilha pois, pelo mar, as inúmeras rochas em sua orla dificultam a chegada, até mesmo para botes. Por terra existem três maneiras de se chegar até ela. A mais comum e utilizada é a trilha que inicia no extremo direito da Praia Vermelha do Norte. Também é possível ir pela trilha que inicia na Rio-Santos ou a partir da Praia da Barra Seca.

Ela lembra vagamente a Praia da Raposa, no extremo sul de Ubatuba. A semelhança está na forma de acesso, extensão e características do entorno, ambas cercadas apenas pela mata atlântica e desprovidas de estabelecimentos comerciais.

Apesar de ficar no início da região norte, entre as conhecidas Vermelha, Barra Seca, Perequê-Açú e Itamambuca, a Praia Saco da Mãe Maria tem suas próprias particularidades e em nada assemelha-se a essas outras. Um lugar inóspito onde apenas os sons da natureza e a refrescante brisa do mar marcam presença o ano inteiro.

No mar e na orla encontram-se rochas de variados tamanhos. É pouco indicada para banhistas inexperientes, mas para quem possui prática em mergulho pode desfrutar de uma vida marinha intocada. Quando a maré está alta, a faixa de areia praticamente desaparece e saltar entre as rochas é necessário para ir de um extremo ao outro da praia.

Além disso, quando o vento sopra a favor, as ondas contrastam com a tranquilidade do lugar e o estrondo é poderoso. A Praia Saco da Mãe Maria é interessante para se conhecer, especialmente para quem gosta de trilha.

Fotos da Praia Saco da Mãe Maria Ubatuba SP Fotos da Praia Saco da Mãe Maria

Breve seleção de fotos da Praia Saco da Mãe Maria em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

Como chegar na Praia Saco da Mãe Maria em Ubatuba SP Como chegar na Praia Saco da Mãe Maria

A Praia Saco da Mãe Maria é uma das primeiras da região norte de Ubatuba. Fica entre a Barra Seca, cuja entrada fica na altura do KM 44 da Rio-Santos, 5,8 KM do Trevo Municipal de Ubatuba e a Praia Vermelha do Norte, cuja principal entrada fica na altura do KM 41,5, distante 7,5 KM do Trevo.

Você pode escolher entre ir até a Saco da Mãe Maria pela Vermelha ou pela Barra Seca. Ainda é possível ir a partir do Perequê-Açú e, nesse caso, basta seguir pela orla até o extremo esquerdo da praia, atravessar o Rio Indaiá e seguir toda a orla da Barra Seca até o início da trilha.

O jeito mais comum de ir até a Praia Saco da Mãe Maria é seguir a trilha pelo extremo direito da Praia Vermelha do Norte. É também o caminho mais rápido e fácil. Ao tomar essa trilha, ao encontrar uma bifurcação (que é a única aliás), siga pela sua esquerda.

É um pequeno trecho de subida, com privilegiada vista para a Vermelha. Depois de uma pausa para contemplar o visual e, talvez, fazer uma foto, siga esse caminho e você sairá na costeira da Praia Saco da Mãe Maria.

Algo importante a se notar é que o mato geralmente está alto e, especialmente no trecho de descida para a Saco da Mãe Maria, assim como na costeira, é preciso ter um pouco de atenção.

Leve líquidos e alimentos mas, por gentileza, recolha o lixo que produzir e traga-o de volta. Não há coleta no local.

A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados inserimos apenas a imagem de como chegar na praia Saco da Mãe Maria a partir do trevo de Ubatuba. Clique na imagem para acessar uma página recheada de informações sobre como ir até a praia Saco da Mãe Maria.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia Saco da Mãe Maria. As informações exibidas serão da Praia Vermelha do Norte ou Barra Seca, que são mais próximas e conhecidas.

Vermelha Agora Barra Seca Agora

O que fazer na Praia Saco da Mãe Maria Ubatuba SP O que fazer na Praia Saco da Mãe Maria

Apesar de não haver nenhuma estrutura comercial ou turística, há o que fazer na Praia Saco da Mãe Maria. Para quem possui prática em mergulho, é um bom lugar pois, apesar de não ser uma das mais conhecidas para tal é um lugar totalmente preservado. Nos arredores também há muitas opções, confira as dicas.

  • Visitar o Mangue na Praia da Barra Seca: no extremo esquerdo da Praia da Barra Seca há um imenso mangue. Para quem gosta de natureza é uma boa pedida. No local também há uma pequena comunidade de pescadores, com os quais é possível bater aquele papo e conhecer mais sobre a cultura caiçara.
  • Visitar a Praia do Alto: ela fica após a Vermelha do Norte, sentido Paraty, e é possível ir caminhando a partir do extremo esquerdo da Vermelha ou pelas margens da rodovia. A distância entre a Vermelha e o início da trilha é de 1 km, depois mais 300 metros de descida. A Praia do Alto é boa para mergulho livre.
  • No último trevo de acesso da Praia do Perequê-Açú há uma entrada para o Bairro do Casanga. Trata-se de uma estradinha de terra que, antes da construção da Rio-Santos, era a única via de acesso da região norte ao centro de Ubatuba. Essa estrada termina na Praia de Itamambuca.
  • Entre outras opções, na Vermelha do Norte ainda é possível admirar o nascer do sol, caminhar pela costeira no extremo direito ou, simplesmente, sentar em suas areias e meditar contemplando a natureza.

Mapa da Praia Saco da Mãe Maria em Ubatuba SP Mapa da Praia Saco da Mãe Maria

Simplificado mapa da Praia Saco da Mãe Maria em Ubatuba.

Praia Saco da Mãe Maria Ubatuba mapa

Informações e referências da Praia Saco da Mãe Maria em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares.

Página publicada em 10/10/2017 e revisada em 10/01/2018 por Redação Go Ubatuba