Praias de Ubatuba pouco ou menos frequentadas destacadas

Esse é o índice das praias de Ubatuba pouco frequentadas, ou menos frequentadas. Tais praias geralmente são apenas visitadas em períodos mais movimentados, tais como feriados prolongados e no verão. Ao longo do ano elas costumam receber um pequeno público e, nesses períodos, estão quase sempre vazias.

Diversos fatores podem influenciar na presença de público. Algumas inclusive são até desertas, mas as listamos aqui também pois geralmente quem busca as Praias Desertas de Ubatuba está em busca de praias exuberantes e limpas, que não é o caso de muitas das praias pouco frequentadas que, muitas vezes, são/estão inadequadas ou impróprias para banho.

Praia do Itaguá

A Praia do Itaguá fica na região central de Ubatuba. As condições para banho alternam entre própria e imprópria ao longo do ano. No verão é comum que esteja imprópria. Se as águas são pouco badaladas, a vida noturna oferece excelentes opções do que fazer, muitos atrativos, restaurantes e bares.

Praia da Lagoinha

Com muitas sombras naturais e uma das mais extensas de Ubatuba, a Praia da Lagoinha tem ambiente familiar e é boa para crianças. Também é onde inicia ou termina a Trilha das Sete Praias, que passa por lugares paradisíacos, tais como a do Bonete, Grande do Bonete e Cedro. Frequentada por quem busca tranquilidade e paz.

Praia do Flamengo

Pouco frequentada, a Praia do Flamengo tira o fôlego de todos aqueles que a visitam. Ela fica na região sul de Ubatuba e o principal acesso por terra começa no Saco da Ribeira, passando por outras duas praias, da Ribeira e Dionísia. Os tons esverdeados de suas águas e a calmaria do mar a tornam uma boa praia para mergulho.

Praia da Fortaleza

Na região sul de Ubatuba e próxima de praias belíssimas está a Praia da Fortaleza. Ela possui poucos quiosques e, em seu extremo direito estão atrativos muito conhecidos e procurados, tais como a Piscina Natural, o Pontão da Fortaleza e a Trilha das 7 Praias. É uma praia boa para banho, com águas calmas e frequentada por famílias.

Praia Brava da Fortaleza

Cercada pela mata atlântica, preservada e acessível por trilha leve, a Praia Brava da Almada é uma boa praia para estar com a família, entre amigos ou a dois. É rasa e o mar geralmente calmo, mas vez por outra fica agitado. Um cartão postal da região e de Ubatuba que merece um espaço no roteiro de praias para conhecer.

Praia do Cedro

Uma das mais praias acessíveis por trilha mais procuradas de Ubatuba, a Praia do Cedro é um autêntico paraíso. Boa para mergulho livre e para banho, ela compartilha o mesmo trecho da Trilha das Sete Praias com a Praia Deserta e Prainha da Deserta. O acesso por terra é difícil, tanto pela Praia da Lagoinha como pela Fortaleza.

Loading

Todas as praias de Ubatuba menos que são menos frequentadas

Praia Dura

Próxima de locais agitados como Maranduba e Lázaro, a Praia Dura é boa banho, famílias e casais. Uma praia sem infraestrutura comercial e turística, deserta ao longo do ano e, mesmo no verão, é pouco frequentada. Passando por ela chega-se na Praia da Fortaleza, onde inicia a Trilha das Sete Fontes. Tranquilo, ótima para relaxar.

Praia do Estaleiro

Frequentada por quem busca um ambiente calmo e de paz para curtir o dia, a Praia do Estaleiro é um ótimo destino. Dela é possível ir até outras duas praias, Ubatumirim e Justa, além de se ter uma belíssima vista, inclusive inúmeras ilhas. Conta com infraestrutura razoável de quiosques e hospitalidade típica de vilarejo.

Praia do Sapê

Localizada em uma região com ótima infraestrutura comercial, turística e hoteleira, a Praia do Sapê é frequentada por diversificado público e boa para surf, sup surf e stand up paddle. Ela fica no extremo sul de Ubatuba, entre as praias da Maranduba e Lagoinha. Uma praia para passar o dia e desfrutar de incrível beleza.

Praia Brava da Fortaleza

Cercada pela mata atlântica, preservada e acessível por trilha leve, a Praia Brava da Almada é uma boa praia para estar com a família, entre amigos ou a dois. É rasa e o mar geralmente calmo, mas vez por outra fica agitado. Um cartão postal da região e de Ubatuba que merece um espaço no roteiro de praias para conhecer.

Praia do Puruba

A Praia do Puruba recebe frequentemente pessoas em busca de conexão com a natureza. Poderia constar facilmente na lista das praias desertas de Ubatuba, apesar de receber um público razoável. O ambiente é preservado, clima de comunidade, sem comércios na orla, com dois rios próximos e com um visual único da costa norte de Ubatuba.

Praia Brava da Almada

Um lugar simplesmente incrível! A Praia Brava da Almada tem acesso relativamente fácil e é totalmente preservada, sem comércios tampouco badalação. Público jovem, alto astral e, bem, não poderia ser diferente: o visual e a energia são singulares. Excelente praia de Ubatuba para surf ou que, ao menos, vale uma visita.

Loading

Algumas das principais Praias de Ubatuba

No centro sugerimos três praias para conhecer. A Praia do Itaguá (Ubatuba) é imprópria para banho mas, assim como a de Iperoig ou do Cruzeiro (no centrão mesmo), oferece ótimas opções de passeios e atrativos, bem como restaurantes e bares.

Praia do Tenório: uma das melhores praias de Ubatuba para banho, frequentada por famílias e crianças.
Praia Vermelha do Centro, Ubatuba: uma das melhores praias de Ubatuba para surfar, frequentada principalmente por jovens.
Praia do Cedrinho, Ubatuba: a única mais isolada e acessível por trilha na região central. Cedrinho é uma ótima praia para mergulho livre.

Principais praias no norte de Ubatuba

Essas são as principais praias de Ubatuba no lado norte, sentido Centro-Paraty.

  1. Praia da Barra Seca, Ubatuba: praia bem tranquila, com belíssima vista da baía central e ótima para contemplar o pôr do sol.
  2. Praia Vermelha do Norte, Ubatuba: referência do surfe em Ubatuba, a Vermelha é muito frequentada por jovens, de tombo e com alguns quiosques.
  3. Praia do Alto, Ubatuba: acessível por trilha fácil, porém um pouco íngreme, é uma ótima praia de Ubatuba para mergulho livre iniciante. Frequentada por famílias e boa para crianças.
  4. Praia de Itamambuca: símbolo do surfe no município. Frequentada durante todo o ano, principalmente por famílias, jovens e, claro, surfistas.
  5. Praia do Português: acessível pela costeira, a Prainha do Félix ou Praia do Português ganhou destaque em 2016 e é uma das mais procuradas para se conhecer.
  6. Praia do Félix: frequentada por todos os públicos, no extremo direito concentram-se mais famílias com crianças e casais, enquanto no esquerdo as ondas cavadas são boas para surfar.
  7. Praia das Conchas, Ubatuba: acessível por trilha a partir do extremo esquerdo do Félix. Como o nome sugere, você encontrará as mais variadas conchas por lá.
  8. Praia do Prumirim: conhecida por seus quiosques, é uma praia de tombo pouco frequentada por banhistas. Nela são oferecidos passeios para a Ilha do Prumirim e outras, como a das Couves, além de ser a mais próxima da cachoeira de mesmo nome, a Cachoeira do Prumirim.
  9. Praia de Puruba: também de tombo, as águas do mar são pouco procuradas, mas o rio compensa. Ela tem diversos campings e é muito procurada por jovens e amantes da natureza.
  10. Praia do Ubatumirim: também com opções de camping, Ubatumirim tem quiosques, mar calmo e é uma das duas únicas praias de Ubatuba que se pode trafegar com veículos na faixa de areia.
  11. Praia do Estaleiro, Ubatuba: separada de Ubatumirim por um rio, ali há uma tradicional comunidade de pescadores. É outra praia onde veículos trafegam.
  12. Praia da Almada: muito procurada por famílias com crianças e onde se realiza a tradicional Festa do Camarâo de Ubatuba, é um lugar encantador para se conhecer.
  13. Praia do Engenho, Ubatuba: acessível a partir da Almada, a praia do Engenho também tem águas calmas mas, diferente de sua vizinha, não oferece diversidade de quiosques. Nela inicia a trilha da praia Brava da Almada.
  14. Praia Brava da Almada: acessível apenas por trilha, seja do Engenho ou da Praia da Fazenda, é uma praia muito procurada por praticantes de surfe.
  15. Praia da Fazenda, Ubatuba: esporadicamente entram algumas ondas para surfar, mas ela é mais conhecida por ser onde fica o Centro de Visitantes e a Sede do Parque Estadual da Serra do Mar (Núcleo Picinguaba).
  16. Praia da Picinguaba: lugar para quem gosta conversas e histórias. A Vila dos Pescadores de Picinguaba abriga uma tradicional comunidade de pesca e, além disso, é o ponto mais próximo da Ilha das Couves.
  17. Praia do Camburi, Ubatuba: Camburi das Pedras é sinônimo de imersão cultural, com comunidade tradicional de pesca e um quilombo, além da Cachoeira dos 3 Poços e de ser muito procurada para camping.

Principais praias na região sul de Ubatuba

Saindo do centro sentido Caraguá, essas são algumas das principais praias de Ubatuba.

  1. Praia Grande Ubatuba: a praia mais badalada e movimentada cidade, com completa infraestrutura comercial.
  2. Praia das Toninhas: excelente infraestrutura de quiosques, frequentada por famílias e boa para surfar.
  3. Praia da Enseada, Ubatuba: uma das melhores praias de Ubatuba para banho, mar calmo e sereno, frequentada por famílias e ótima para crianças.
  4. Praia da Santa Rita: tem mar calmo e sem estrutura comercial. Na lista das praias de Ubatuba para conhecer de muitas pessoas.
  5. Saco da Ribeira: pólo emissor de embarcações onde contrata-se passeios para diversas ilhas, tais como: Ilha Anchieta e para a Ilha das Couves.
  6. Praia das Sete Fontes: Acessível por trilha ou contratando passeios de escuna em Ubatuba. Tem quiosques e ali habita uma tradicional comunidade de pesca.
  7. Praia da Sununga, Ubatuba: meca do skimboard em Ubatuba e no Brasil. Frequentada por jovens e onde fica a famosa Gruta que Chora. O mar é bravio, pouco indicado para banhistas.
  8. Praia do Lázaro Ubatuba: outra excelente praia de Ubatuba para crianças e famílias, mar calmo e seguro para banhistas com todos os níveis de prática.
  9. Praia Domingas Dias: acessível pelo extremo direito do Lázaro ou pelo Condomínio Pedra Verde. Outra ótima opção para quem busca tranquilidade, sem excesso de ambulantes.
  10. Praia Dura, Ubatuba: paradisíaca, com ampla extensão e faixa de areia, sem quiosques. Ótima para relaxar e curtir o dia.
  11. Praia Vermelha do Sul: diferente das outras praias vermelhas de Ubatuba, a Vermelha do Sul é destino de famílias, casais e todos que buscam tranquilidade.
  12. Praia da Fortaleza: a mais movimentada dessa microregião. Nela há uma piscina natural no extremo direito, onde se tem acesso ao Pontão da Fortaleza e também onde inicia a Trilha das Sete Praias.
  13. Praia do Cedro do Sul: a mais procurada da Trilha das 7 Praias, seja por seu complexo acesso ou para quem quer acampar (lembrando que é proibido camping selvagem nas praias de Ubatuba).
  14. Praia Grande do Bonete (e Praia do Bonete em Ubatuba) : na trilha das 7 praias é a mais bem estruturada comercialmente, onde há uma comunidade tradicional de pescadores.
  15. Praia da Lagoinha: na região é a mais procurada por famílias com crianças em busca de águas calmas. Há apenas um quiosque, porém com atrativos e cachoeiras próximas.
  16. Praia do Sapê: entre Maranduba e Lagoinha, a Praia do Sapê tem pontos tranquilos para entrar no mar, assim como trechos traiçoeiros. Da região é a mais procurada por surfistas.
  17. Praia da Maranduba: a mais agitada e movimentada do extremo sul de Ubatuba, com ótima infraestrutura comercial e turística no bairro, além de inúmeras cachoeiras.
  18. Praia da Caçandoca: acessível por estrada de terra que passa pelo Castelo Arautos do Evangelho, fica em território do Primeiro Quilombo do Brasil reconhecido em terras da Marinha.

Página publicada em 10/08/2018 e revisada em: 19/11/2018 por Redação GO