Prainha da Enseada Ubatuba – pequeno paraíso na Trilha da Ponta da Espia

Com acesso fácil e rápido, a Prainha da Enseada é um pequeno paraíso logo no início da Trilha da Ponta da Espia. Águas calmas e cristalinas e muitas rochas convidam para um mergulho de máscara e snorkel. Ela é um escape da badalação nas praias da região e oferece privilegiada vista do Saco da Ribeira e outras praias.

Prainha da Enseada Ubatuba SP Conheça a Prainha da Enseada em Ubatuba

Frequentadas basicamente por famílias e casais, a Prainha da Enseada tem pequena, porém aconchegante, faixa de areia, onde encontram-se muitas rochas naturalmente dispostas. Na linha do horizonte avista-se o Saco da Ribeira, Praia da Ribeira e Praia do Flamengo e Flamenguinho.

Da enseada é muito fácil ir remando de SUP ou caiaque, assim como ali é um bom ponto de partida. Um pouco mais adiante na trilha vivem muitos pescadores, gente simples, simpática e acolhedora. Já no entorno há apenas mata nativa, cujas árvores fazem uma boa sombra. O pôr do sol por ali é fantástico!

Praias próximas da Prainha da Enseada: Praia de Fora, Praia da Xandra, Praia de Itapecerica, Praia do Godói, Enseada, Praia das Toninhas, Praia da Santa Rita e Grande.

Outras praias acessíveis apenas por trilha: Sul: Praia das Sete Fontes, Praia do Cedro, Oeste, Peres, Praia do Bonete e Praia Grande do Bonete. Centro: Praia do Cedro. Norte: Praia do Alto, Praia das Conchas e Praia Brava da Almada.

Fotos da Prainha da Enseada Ubatuba SP Fotos da Prainha da Enseada

Breve seleção de fotos da Prainha da Enseada em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente!

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Prainha da Enseada Ubatuba SP O que fazer na Prainha da Enseada

Sem nenhuma infraestrutura comercial ou turística, não há o que fazer na Prainha da Enseada senão aproveitar a natureza e relaxar.

Uma dica bem legal é levar máscara e snorkel, pois as águas geralmente são cristalinas. A probabilidade de avistar algumas espécies de peixes e, talvez tartarugas, é grande.

No meio da praia há uma pequena bica de água doce, então leve também repelente e, como não há quiosques ou quaisquer outros comércios, alimentos e líquidos serão necessários para curtir mais tempo o lugar.

É muito comum caminhar pela costeira, dentro da água mesmo é possível avançar até um certo ponto.

Com um pouco de disposição é possível continuar a trilha. Entre meia hora e 50 minutos de caminhada chega-se na Praia de Fora e, andando um pouco mais, na Praia da Xandra, Praia de Itapecerica e na Praia do Godói.

No mais é só relaxar e aproveitar. Na Praia da Enseada são oferecidos passeios para a Ilha Anchieta, além de ser possível alugar pranchas de SUP e caiaques.

Como chegar na Prainha da Enseada em Ubatuba SP Como chegar na Prainha da Enseada

A Prainha da Enseada fica na região sul de Ubatuba. Ela é acessível pela Trilha da Ponta da Espia, mas não se preocupe, ela fica bem no início da trilha e o acesso até ela é totalmente plano.

Antes de ir até a Prainha da Enseada, você precisa chegar na Praia da Enseada, cuja entrada mais próxima do início da trilha fica entre o KM 59 e o KM 60. Uma vez nas areias da Praia da Enseada, basta caminhar até o extremo esquerdo. Existem muitas casas por ali e há uma rampa. Esse é o caminho que você deve seguir.

Essa rampa passa diante de um imóvel, mas o acesso para pedestres e ciclistas é liberado. Depois dela há uma escadinha e, em seguida, um pequeno trecho de terra para percorrer antes de chegar na Prainha da Enseada.

Sem mistérios, segredos ou dicas mirabolantes. Caminho fácil que pode ser feito por crianças, que sempre estão presentes por ali.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Prainha da Enseada. Ou ainda como chegar na Praia da Enseada.

Dúvidas? Escreva pra gente no Me ajuda.

Por que imagem ao invés do mapa?Economia no pacote de dados e velocidade. A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados e deixar a página mais rápida, inserimos a imagem. Ao clicar nela irá abrir a página com informações completas sobre como chegar na Prainha da Enseada.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia da Enseada. Referenciamos a Enseada, pois é o único acesso.

Praia da Enseada Agora

Mapa da Prainha da Enseada em Ubatuba SP Mapa da Prainha da Enseada

Simplificado mapa da Prainha da Enseada em Ubatuba.

Prainha da Enseada Ubatuba mapa

Informações e referências da Prainha da Enseada em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares.

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 08/11/2019 por Redação Go Ubatuba