Prainha do Cais, Ubatuba: passeio rende boas fotos do Itaguá e Cruzeiro

A Prainha do Cais é também conhecida como o Caisão de Ubatuba. Tradicionalmente procurada por apreciadores da pesca, turistas e moradores para saltar do cais (interditado) ou para curtir o belíssimo visual da baía central de Ubatuba.

Prainha do Cais, Ubatuba SP Conheça a Prainha do Cais em Ubatuba

A Prainha do Cais fica na região central e é acessível por estrada asfaltada a partir da Praia do Itaguá. Trajeto bonito, mas é mais procurada para pesca e fotos que para banho.

É onde fica o Caisão de Ubatuba e o Instituto de Pesca. Não há infraestrutura comercial ou turística, mas o entorno é repleto de atrativos e bons comércios. Uma praia para conhecer.

Praias próximas mais conhecidas. Centro: Itaguá, Tenório e Vermelha do Centro Sul: Praia Grande e das Toninhas.

Outras praias para conhecer. Centro: Cedrinho. Sul: Saco da Ribeira, Santa Rita e Cedro do Sul Norte: Almada e Picinguaba.

Continue lendo sobre a Prainha do Cais

A Prainha do Cais não é comumente procurada para passar o dia ou para banho de mar. Em um passado recente era destino de pescadores de vara e anzol e procurada por jovens para pular do Caisão no mar e, em tempos áureos, ali funcionava o Porto de Ubatuba.

Após a interdição por risco de desabamento do Caisão de Ubatuba, a frequência de público diminuiu consideravelmente. É um ótimo ponto de observação da baía central de Ubatuba, com vista panorâmica da Praia do Itaguá e da Praia do Cruzeiro.

Também é possível avistar as praias do Matarazzo, do Perequê-Açú, Barra Seca, Saco da Mãe Maria, Vermelha do Norte e do Alto. Mas elas estão muito distantes e para uma visão melhor é necessário binóculo, luneta ou a utilização de zoom no celular ou câmera.

A Estrada do Porto, que dá acesso a Prainha do Cais, é muito charmosa e um ótimo lugar para caminhar, correr ou pedalar. É calçada em toda sua extensão e é necessário ter cuidado com veículos que, em muitas ocasiões, passam em alta velocidade.

Ela fica no extremo direito da Praia do Itaguá. Há uma ciclovia que inicia no final do Perequê-Açú e termina no início da Estrada do Porto. Ótima pedida para pedalar.

Nessa estrada existem algumas prainhas, inclusive uma bem pequenina, com faixa de areia, chamada vez por outra de Prainha do Porto. É comum se deparar com pescadores de vara e anzol por todo esse trajeto.

Após o Caisão há uma trilha que conduz até outra prainha. Alternativa para estender o passeio, apreciar o visual e sentir o frescor da mata.

A Prainha do Cais fica próxima também da Praia do Tenório e da Praia Grande. É uma praia de Ubatuba para se conhecer e passear, especialmente de bicicleta.

Fotos da Prainha do Cais em Ubatuba Fotos da Prainha do Cais

Breve seleção de fotos da Prainha do Cais em Ubatuba. Abaixo das fotos tem links para as redes sociais, onde novos cliques são postados frequentemente! Você também pode acessar a página de índice fotografias da Prainha do Cais no site de nosso parceiro, Ubatuba Guide.

Fotos e Redes Sociais

Todas as fotografias de nosso site possuem licença CC-BY-NC 4.0 e concedemos autorização para utilizá-las em artigos, matérias e outros fins não comerciais. Saiba mais em Direitos Autorais.

Veja novidades e fotografias recentes em nossas redes sociais

O que fazer na Prainha do Cais em Ubatuba SP O que fazer na Prainha do Cais

Com privilegiada localização, a Prainha do Cais está próxima de praias muito frequentadas. Por exemplo, Praia do Itaguá (2,4 km), Praia do Cruzeiro (4,5 km), Praia do Tenório (2,5 km) e Praia Grande (3,5 km).

Nesses bairros estão concentrados alguns dos principais atrativos de Ubatuba.

No Itaguá você encontrará o Aquário de Ubatuba, o Projeto Tamar, o Porto Marítimo e excelentes estabelecimentos comerciais de diversos segmentos. Além disso, você encontrará praças e um parque recreativo infantil, assim como pode aproveitar a ciclovia, que cruza toda a orla e segue até o Perequê-Açú.

Um dos locais muito visitado é o Shopping Porto Itaguá, assim como outros centros comerciais, onde encontrará lojas de diversos segmentos. Durante a noite você encontrará ótimas opções de bares e casas noturnas.

O Centro (Praia do Cruzeiro ou Iperoig) também oferece ampla estrutura turística e comercial. Destaque para a Rua Guarani, a pista pública de skate, a praça de eventos (que raramente tem eventos agendados), parque de diversões e parques recreativos públicos, feirinha de artesanato, Sobradão do Porto, Casa do Artesão, entre outros tantos.

Entre os bairros do Itaguá e do Tenório existe o Acaraú, onde você encontrará muitas lojas, um campo de futebol, mas não atrativos propriamente ditos.

Na Praia Grande um dos principais atrativos para turistas são os centros comerciais, ao lado direito e logo no início da praia para quem segue no sentido sul. Ali você encontra muitas opções para alimentar-se, comprar lembranças, além de alugar triciclos e realizar outras várias atividades.

 

Como chegar na Prainha do Cais em Ubatuba SP Como chegar na Prainha do Cais

A praia é acessível a partir da Estrada do Porto e, muito comumente, por praticantes de Standup (SUP). O acesso mais comum é pelo bairro do Itaguá. Seguindo pela orla ou pela Rod. Rio-Santos, na altura do KM 53, no final do trecho da BR-101.

A Praia do Itaguá fica na região central de Ubatuba, em zona urbana. Com privilegiada localização, diversos acessos estão disponíveis.

Pela Rio-Santos, os principais acessos estão localizadas na altura dos quilômetros 51, 52 e 53.

A partir da Praia Grande basta seguir sentido trevo/centro. Na primeira rotatória após a Grande, vire para sua direita na Rua Capitão Felipe e siga até chegar na praia do Itaguá. Ali vire para a sua direita e siga até a ponte. Atravesse-a e siga para a esquerda. Você está na Estrada do Porto e ao final chega-se no Caisão de Ubatuba (prainha do cais).

Pelo Centro informe-se sobre como chegar no Aeroporto. Passe por ele e siga reto. É possível também ir por trás do Aeroporto, pela Rua Rio Grande do Sul. Você sairá na Rua Taubaté e, ao final dela, nas proximidades estão a Praça da Baleia e o Aquário de Ubatuba. Vire para a esquerda na Av. Leovigildo Dias vieira e siga até o final.

Linhas de ônibus e trânsito na região da Prainha do Cais agora. Serão exibidas informações da Praia do Itaguá, principal acesso.

Praia do Itaguá Agora

Mapa da Prainha do Cais em Ubatuba SP Mapa da Prainha do Cais

Simplificado mapa da Prainha do Cais em Ubatuba.

Prainha do Cais Ubatuba mapa

Informações e referências da Prainha do Cais em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Prainha do Cais.

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 16/04/2018 por Redação Go Ubatuba