Prainha do Deserto Ubatuba – deserta, é um paraíso acessível por trilha

Preservada e intacta, a Prainha do Deserto é acessível pela Trilha das Sete Praias. Bom lugar para relaxar e curtir a natureza. É frequentada por jovens e considerada uma praia praticamente deserta de Ubatuba. Razão disso é que a Trilha da Prainha do Deserto fica em um trecho difícil, mas também é possível ir de barco.

Prainha do Deserto Ubatuba SP Conheça a Prainha do Deserto em Ubatuba

Totalmente entranhada na mata atlântica, a Prainha do Deserto mantém aquele aspecto rústico que os amantes da natureza adoram. No verão recebe um público diversificado, além dos jovens, que são os frequentadores absolutos.

Muitos pensam que estão indo até a Praia do Cedro ou Cedro do do Sul, mas na verdade ali é a Prainha do Deserto. Ela é separada da Praia do Deserto apenas por uma formação rochosa que é facilmente ultrapassada. Enquanto a do Cedro fica mais para a esquerda, seguindo pela costeira.

Para a Prainha do Deserto ou para a Praia do Deserto são oferecidos passeios de barco em diversas praias da região. Os locais mais fáceis para encontrar são a Praia da Lagoinha, e a Praia da Fortaleza. Os valores são acessíveis e uma boa opção para quem não deseja apenas conhecê-la ao invés de completar a trilha.

Praias próximas da Prainha do Deserto

Sentido Caraguá: Lagoinha, Praia do Sapê, Praia da Maranduba, Praia do Pulso e Praia da Caçandoca, que dá acesso as praias da Caçandoquinha e Raposa. Sentido centro: Praia Domingas Dias, Praia do Lázaro, Praia da Sununga e Praia da Santa Rita.

Praias antes da Fortaleza, no outro acesso: Fortaleza, Praia Brava da Fortaleza, Praia do Costa, Prainha da Vermelha, Praia Vermelha do Sul, Praia Brava do Sul e Praia Dura.

Todas na Trilha das Sete Praias: A partir da Lagoinha, na sequência, passa pela Praia do Oeste, Praia do Peres, Praia Grande do Bonete, Praia do Bonete, Praia do Deserto e Praia do Cedro.

Fotos da Prainha do Deserto Ubatuba SP Fotos da Praia Prainha do Deserto

Breve seleção de fotos da Praia Prainha do Deserto em Ubatuba.

O que fazer na Prainha do Deserto Ubatuba SP O que fazer na Prainha do Deserto

Quem procura a Prainha do Deserto, assim como suas vizinhas, separadas apenas por formações rochosas e costeira, está em busca de paz e harmonia.

Encontrar essa paz de espírito e meditar em harmonia com a natureza é, de longe, a melhor opção do que fazer na Prainha do Deserto.

Muitos são aqueles que a confundem com a Praia do Cedro, chamada por alguns de Praia Cedro do Sul e que, por sua vez, é confundida com a Praia do Cedrinho, que fica no centro de Ubatuba.

A Praia do Cedro é acessível pela costeira no lado esquerdo da Prainha do Deserto. Ela não é visível a partir dali e fica escondida pela mata e pela costeira. Com maré cheia sua faixa de areia desaparece e pode ser considerada outra opção para se fazer na Prainha do Deserto.

Sua vizinha, Praia do Deserto já não é uma alternativa, uma vez que apenas uma formação rochosa as divide. Quem visita uma, inevitavelmente conhece a outra.

O mar calmo, as águas cristalinas, assim como o isolamento e preservação, garantem um boa experiência em mergulho livre. Apesar de um pouco desajeitados na mochila, máscara e snorkel são uma boa.

Por fim, aquele trecho da trilha é procurado para pesca de vara e anzol.

Como chegar na Prainho da Deserto em Ubatuba SP Como chegar na Prainha do Deserto

A Prainha do Deserto fica na região sul de Ubatuba. Ela é acessível através de embarcações (passeios contratados) ou pela famosa Trilha das Sete Praias.

Existem dois pontos para iniciar essa trilha, pela Praia da Lagoinha ou pela Praia da Fortaleza.

A entrada da Praia da Lagoinha fica na altura do KM 77. Já a da Praia da Fortaleza na altura do KM 73 da Rio-Santos. Sendo que o acesso da Fortaleza é pela Praia Dura, distante 7 km da rodovia.

Começando a trilha pela Lagoinha são cerca de 4,5 km e passa por diversas praias. Da Fortaleza até ela são cerca de 1,5 km por mata fechada e trechos muito íngremes.

A distância do Cedro ao centro de Ubatuba, incluindo o trecho de trilha a partir da Lagoinha, é de aproximadamente 27,5 km. De Paraty, 100,5 km e, de Caraguatatuba, 35,5 km aproximadamente.

Para rotas, ônibus, distâncias e outras informações, acesse como chegar na Prainha do Deserto.

Dúvidas? Escreva pra gente no Me ajuda.

Por que imagem ao invés do mapa?Economia no pacote de dados e velocidade. A maioria dos acessos do Go Ubatuba provém de dispositivos móveis. Para evitar consumo desnecessário de dados e deixar a página mais rápida, inserimos a imagem. Ao clicar nela irá abrir a página com informações completas sobre como chegar na Prainha do Deserto.

Linhas de ônibus e trânsito agora na região da Praia da Fortaleza. Se preferir ir pelo outro caminho da trilha, por gentileza acesse Praia da Lagoinha agora.

Praia da Fortaleza Agora

Mapa da Prainha do Deserto em Ubatuba SP Mapa da Prainha do Deserto

Simplificado mapa da Prainha do Deserto em Ubatuba.

Prainha do Deserto Ubatuba mapa

Informações e referências da Prainha do Deserto em Ubatuba SP Informações e Referências

Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Prainha do Deserto.

Referências externas (Ubatuba Guide)

Referências internas e externas de interesse

Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba

Hospedagens

Praias de Ubatuba

O que fazer em Ubatuba

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 02/12/2019 por Redação Go Ubatuba