Previsão do Tempo em Ubatuba

Ubatuba é conhecida como Ubachuva mas, devido ao aquecimento global, essa fama diminuiu ao longo da última década.

Infelizmente nenhum site de previsões oferece APIs seguras e criptografadas. Para você navegar com segurança (e reduzirmos riscos para o Go Ubatuba) disponibilizamos links para a previsão do tempo em Ubatuba do INPE e Climatempo. Ps.: Os links abrem em uma nova aba/janela.

Previsão do tempo em Ubatuba CPTEC/INPE    Previsão do tempo em Ubatuba Climatempo

Se a previsão for de chuva e, por desencargo ou na esperança de fazer sol, aqui estão outras referências da previsão do tempo em Ubatuba. Os links abrirão em uma nova aba/janela: Tempo Agora, The Weather Channel, AccuWeather e Tempo.pt.

Previsão do tempo em Ubatuba

Melhor época para ir a Ubatuba

Ubatuba é uma cidade sazonal, absurdamente frequentada durante o verão e praticamente deserta na baixa temporada. Se você gosta de calor e agito, a melhor época para ir a Ubatuba é entre os meses de dezembro e março.

Entre os dias 26 de dezembro e o fim da primeira quinzena de janeiro, a cidade fica absolutamente abarrotada. Para se ter uma noção, Ubatuba tem atualmente em torno de 90 mil habitantes (dados do IBGE) e, apenas na virada do ano, são esperados 1 milhão de turistas.

As praias fervilham, assim como as estradas, supermercados, bancos e tudo mais. Aguardar 1h na fila para comprar pão é comum na região central e arredores, assim como em alguns bairros mais afastados e movimentados.

Nesse período os preços também sobem, mas não tanto em relação ao restante do ano. É algo comum cidades turísticas costumam praticarem valores acima da média em comparação as cidades do interior, por exemplo.

Não faço questão do agito, qual o melhor período de viajar para Ubatuba?

Se você deseja aproveitar ao máximo os passeios e conhecer a cultura caiçara, entre o carnaval e maio é um ótimo período.

Na média a água do mar tem uma temperatura agradável e é possível desfrutar de todos e cada um dos passeios. Os valores de hospedagem, alimentação e dos passeios diminuem um pouco.

Talvez aquilo que seja mais marcante seja o tempo útil para aproveitar a viagem. No verão o trânsito para tanto na região norte como na sul. Cruzar os 2 km da Praia Grande, por exemplo, pode levar até (ou mais de) 3h nos períodos mais badalados. Com sobra é possível ir e voltar de barco duas vezes para a Ilha Anchieta a partir do Itaguá.

Outro bom período é entre setembro e dezembro. Se a previsão do tempo for de céu limpo já é suficiente e você também terá fluidez nos passeios.

Temperatura em Ubatuba na última década

Algumas referências sobre a temperatura em Ubatuba na última década. É possível notar que dos 42 dias com temperatura acima dos 34º C no mês de janeiro ao longo da última década, 32 deles foram nos últimos 5 anos.

A temperatura máxima registrada no período é de 40,2º C e, incomumente, foi no mês de setembro. Geralmente é um bom período para visitar Ubatuba, entretanto na média as temperaturas são mais amenas. Muito mais amenas.

Temperatura máxima em Ubatuba mês a mês no período de 01/01/2007 até 11/12/2017

Pode não ser possível sentir a diferença, entretanto é possível observar que houve um aumento da temperatura máxima na média diária, exceto em maio, que ficou estável em 26,2º C. Nesse mesmo período, o mês de maio registrou 6 dias com temperatura acima de 32º C nos últimos 5 anos. Na última década foram apenas 8 dias.

Temperatura máxima em Ubatuba mês a mês no período de 01/01/2012 até 11/12/2017

Temperatura em Ubatuba: média mensal da última década

O mês de julho é o mais frio do ano, contudo em Ubatuba não faz tão frio e a média mensal da temperatura em Ubatuba ao longo do ano fica acima dos 22º C. Curiosamente o mês de janeiro registrou a menor média mínima na última década, com 8,8º C. Verão que gelou os esqueletos!

Temperatura média em Ubatuba mês a mês no período de 01/01/2007 até 11/12/2017

Nos últimos 5 anos, entre 2012 e 2017, é possível observar que a temperatura máxima, na média diária, caiu em quase todos os meses, algo que indica oscilação entre as máximas e mínimas registradas dia após dia.

É muito comum resfriar-se no verão, especialmente para quem gosta de curtir o dia e a noite. Muitas vezes sequer sentimos, pois a pele está quente do sol e não temos uma sensação precisa da temperatura ambiente, contudo, durante as noites, a temperatura cai e, geralmente quem aproveita a noite está ingerindo bebidas geladas. Fique de olho na previsão do tempo em Ubatuba, mas atente-se para as oscilações.

Temperatura média em Ubatuba mês a mês no período de 01/01/2012 até 11/12/2017

Para obter tais dados, consultamos inúmeras fontes, tanto privadas como governamentais.

Chuva Mensal em Ubatuba na última década

Muitos chamam Ubatuba de Ubachuva. Uma das razões é a Serra do Mar, que dificulta a dissipação das nuvens, que retornam carregadas. Para simplificar, destacamos a chuva mensal em Ubatuba apenas na última década. Tudo resumido em uma imagem.

Aqui chove muito mesmo, quando começa a garoar, por vezes, estende-se por uma semana ou mais. Alguns meses chove sem parar. Mofo e umidade é algo bem comum em Ubatuba.

Os dados abaixo revelam que, dos 3976 dias referentes ao período de 01/01/2007 até 11/12/2017, choveu em 2147 deles, ou seja, na última década choveu 54% de todos os dias.

Média das chuvas em Ubatuba mês a mês no período de 01/01/2007 até 11/12/2017

Inserimos algumas referências para que você possa obter a previsão do tempo em Ubatuba. Nós que vivemos aqui sabemos que isso é algo possível de se prever, entretanto, muitas e muitas são as ocasiões em que a previsão equivoca-se totalmente. Prevenir-se nunca é demais!

Para quem é solteiro, está viajando com amigos ou a dois, é mais fácil mudar de planos. Quando se viaja com crianças, os dias de chuva tornam-se extremamente tediosos. Um plano B e C é sempre uma boa opção.

Página publicada em 30/11/2016 e revisada em 12/01/2018 por Redação Go Ubatuba