Trilha das Sete Praias: tudo o que você precisa saber, como fazer, distância, mapa e dicas úteis
Pesquisamos sobre a Trilha das 7 Praias e notamos algo em comum em todas publicações. Sem a intenção de desmerecer a experiência de viajantes, escritores e profissionais, mas nenhum dos artigos fala sobre as sete praias. Se contar a Lagoinha e a Fortaleza, o total é de 9 praias, mas elas não fazem parte da trilha.
Aqui você conhecerá todas de fato, pois uma delas sempre fica de fora e é justamente uma das mais conhecidas: a do Cedro do Sul.
Após ler esse artigo, confira também o excelente artigo sobre a Trilha das Sete Praias publicado no site do Ubatuba Guide.
Nessa página você verá
Utilize o menu para navegar pelo conteúdo.
Como fazer a Trilha das Sete Praias

Localização para orientar como fazer a Trilha das 7 Praias
Planejar com antecedência é a melhor resposta para a pergunta como fazer a trilha das sete praias.
Do começo: a Trilha das 7 Praias é leve-moderada e praticamente qualquer pessoa com o mínimo de preparo físico pode fazê-la. Também é possível contratar barqueiros para realizar a travessia para as praias acessíveis pela trilha.
Mas se sua intenção é fazer a trilha, barcos talvez sejam úteis apenas para retornar. Mais abaixo você encontra informações sobre como ir e retornar.
Confira algumas perguntas que frequentemente nos fazem.
Preciso contratar guia para fazer a Trilha das Sete Praias?
Não necessariamente, a maioria das pessoas faz a trilha das 7 praias por conta própria.
Considere que contratar um guia vai muito além de alguém para fazer companhia. Guias de Turismo são profissionais aptos para prover informações sobre a história, costumes e cultura, fauna e flora e, além de outras, aptos também para prestar os primeiros socorros em caso de acidentes.
Nenhuma agência ou profissional anuncia conosco, então não apontaremos uma ou outra agência aqui mas, se você desejar essa informação, sinta-se a vontade para nos escrever. Independente de anunciarem, o Go Ubatuba tem você em primeiro lugar e jamais deixaremos de te auxiliar e orientar.
Se você representa ou possui uma agência, procure-nos
Qual a Distância da Trilha das 7 Praias?
A distância da Trilha das 7 Praias entre a Lagoinha e a Fortaleza, ou vice-versa, é de aproximadamente 9 km.
Há uma alternativa que corta as praias do Cedro, Deserto e a Prainha do Deserto e leva até a Fortaleza. Ela inicia na Praia Grande do Bonete. Nesse caso, estimamos que o percurso seja de 6,5 km.
Qual é o tempo aproximado para fazer a trilha inteira?
Caminhando rapidamente, sem fazer paradas para se alimentar ou descansar, o tempo aproximado para completar a trilha das 7 praias fica entre 3h e 3h30.
Para aproveitar a trilha, conhecer as praias principais, fazer fotos e se alimentar, considere reservar entre 4h30 e 5h30. São estimativas e, em nossa experiência, adequadas para aproveitar o passeio.
Há comércios, quiosques e afins na Trilha das 7 Praias?
Das sete praias acessíveis pela trilha, a Praia do Deserto (ou Deserta), a Prainha do Deserto e a Praia do Cedro do Sul não oferecem nenhuma infraestrutura comercial (no Cedro há um quiosque que funciona apenas em períodos de grande fluxo).
Já nas praias do Oeste e Peres você encontra pequenos comércios que, geralmente, só funcionam no verão e feriados. No Bonete há um quiosque e, apenas a Grande do Bonete oferece uma infraestrutura razoável.
Para garantir, leve líquidos, alimentos leves, repelente e tudo mais que julgar necessário. É recomendado fazer a trilha com calçado fechado e calças flexíveis.
Qual a melhor época/período para fazer a trilha?
Apesar do grande fluxo no verão, a melhor época para fazer a trilha das sete praias é entre maio e agosto. Essa época é considerada a temporada de trilhas de Ubatuba, pois são meses em que, historicamente, chove menos.
Se você desejar fazer a trilha das 7 praias no verão, atente-se para a incidência de chuvas em dias anteriores. Geralmente entre dezembro e março caem tempestades e também é comum ventos fortes.
Mesmo que a previsão do tempo seja de sol, se chover muito nos dias anteriores, você pode encontrar terrenos escorregadios e enlamados, árvores caídas e outros obstáculos que colocar sua integridade física em risco.
Qual o melhor horário para fazer a trilha das sete praias?
O sol nasce no lado da Praia da Fortaleza. Se o período escolhido para fazer a trilha das sete praias for o verão, começar pela manhã na Praia da Lagoinha oferecerá mais sombras na maior parte do trajeto.
Como o sol se põe no lado da Lagoinha, no período da tarde pode ser mais convidativo fazer a partir da Fortaleza. Assim você terá a oportunidade de contemplar o pôr do sol que, diga-se, é uma belíssima experiência contemplar na Praia do Peres ou na Praia do Oeste.
Por onde começar a Trilha das Sete Praias?
Algo importante ao planejar fazer a trilha das 7 praias é em qual praia começar.
Os dois pontos de partida para fazer a Trilha das 7 Praias: Praia da Lagoinha e Praia da Fortaleza.

Mapa da Trilha das 7 Praias com destaque para os pontos de partida: Lagoinha e Fortaleza
Por onde começar a fazer a Trilha das 7 Praias é uma escolha pessoal.
Porém, é importante saber começando numa ou outra, o trecho mais difícil é entre a Fortaleza e a Praia do Cedro do Sul.
Já o mais leve, em termos de aclives e declives, é entre a Lagoinha e a Praia Grande do Bonete. Esse trecho da trilha das sete praias pode ser feito por crianças inclusive.
Apesar de plano, esse é um percurso longo e, com crianças, no mínimo vale estender até a Praia do Bonete. Lembrando que essa sugestão é para iniciar a trilha na Praia da Lagoinha. Abaixo você encontra a ordem completa das praias nos dois sentidos.
Outra consideração importante sobre por onde começar a trilha das sete praias é o retorno. Ir e voltar no mesmo dia pode ser muito cansativo, então sugerimos que alguém espere no final da trilha ou que você tome ônibus.
Há poucos horários para a Fortaleza, enquanto a Lagoinha fica próxima da Rio-Santos, com alta disponibilidade de linhas.
Como começar, trânsito e ônibus em tempo real
Referências úteis para planejar e para começar a fazer a trilha das 7 praias.

A Praia da Fortaleza é acessível por uma via secundária, asfaltada e sinuosa. Ela fica distante aproximadamente 7,5 km da rodovia.
Veja informações completas sobre como chegar na Praia da Fortaleza em Ubatuba.
Além de visualizar o mapa do Google você também pode conferir linhas de ônibus em tempo real para a Fortaleza e da Fortaleza para o centro.
Se desejar você também pode visualizar o trânsito ao vivo acessando a página Praia da Fortaleza Agora.

Já a Praia da Lagoinha tem acesso fácil e próximo das margens da Rio-Santos. A trilha das 7 praias inicia no extremo esquerdo e a entrada mais próxima é pela portaria do condomínio da Lagoinha.
Veja informações completas sobre como chegar na Praia da Lagoinha em Ubatuba.
Lá você pode ver o mapa do Google, traçar rotas e conferir as linhas de ônibus em tempo real para a Fortaleza e da Fortaleza para o centro.
Oferecemos páginas com informações sobre o trânsito em tempo real para praticamente todas as praias de Ubatuba. Confira: Praia da Lagoinha Agora.
Mapa da Trilha das Sete Praias
Esse Mapa da Trilha das Sete Praias inclui todas. Abaixo você conhecerá as 7 praias onde incluiremos um mapa das praias do Cedro, Deserta e da Prainha da Deserta.

Mapa da Trilha das 7 Praias
O trecho entre a Lagoinha e a Praia do Cedro do Sul, que na verdade sai na Prainha do Deserto, é o mais difícil. Tem duração aproximada de 40 minutos até 1h20, dependendo do ritmo.
Já no início há uma bifurcação, onde se seguir para a esquerda chega-se no Pontão da Fortaleza e, seguindo pela direita, inicia a trilha das 7 praias.
Após seguir para a direita na bifurcação, o trecho já começa a apresentar desafios. Subida íngreme em meio a mata fechada. Na primeira clareira avista-se o Pontão da Fortaleza.
Seguindo adiante você logo irá se deparar com as ruínas de uma antiga escola. Depois mais mata fechada, sons da natureza e muita paz até chegar na…
Praia do Cedro do Sul
Essa é a informação comumente não disponibilizada em muitos sites.
Essas três praias, Cedro, Deserto e a Prainha do Deserto ficam praticamente juntas. Há uma trilha secundária de acesso a do Cedro, mas seguindo o trecho oficial da Trilha das 7 Praias, ela pula a do Cedro e passa apenas pelas outras duas. Olhe o Mapa.

A Praia e a Prainha do Deserto são chamadas de Cedro, mas a do Cedro fica escondidinha, por isso é tão comum ver artigos que colocam a Fortaleza e a Lagoinha para preencher a lista das 7 Praias
Se alguém tentar te convencer de que as praias do Deserto ou a prainha são a Praia do cedro do Sul, peça para essa pessoa te indicar onde fica cada uma.
A conta é simples, Oeste + Peres + Bonete + Grande do Bonete = 4 praias. A Deserta e a Prainha somam 2. Se é a Trilha das Sete Praias, falta uma nessa conta e não pode ser Lagoinha e Fortaleza, senão seria a Trilha das 8 Praias, certo?
Pontuamos que nossa missão é informar e orientar ao invés de gerar polêmica. Queremos que você conheça as 7 praias acessíveis pela trilha ao invés de apenas 6 delas.
Para chegar na Praia do Cedro do Sul você precisa ir pela costeira no extremo esquerdo da Prainha da Deserta.

A Praia do Cedro do Sul fica após a costeira, entranhada no costão e, com maré alta, sua faixa de areia é consumida pelo mar.
Prainha do Deserto
Deserta ou Prainha do Deserto, como informamos acima, é chamada por muitos de Cedro do Sul.
Quando você inicia a trilha pela Praia da Fortaleza, logo ao chegar nesse trecho você se depara com um quiosque. Essa é a Prainha da Deserta.

Quiosque e Bica de Água cristalina e pura na Prainha da Deserta, uma das mais difíceis de se chegar na Trilha das 7 Praias
Seguindo adiante no sentido Fortaleza-Lagoinha, há uma formação rochosa que cria um divisor natural entre as duas.

Prainha da Deserta ou Prainha do Deserto vista sob as rochas que criam uma divisa natural entre ela e a Praia do Deserto
Praia Deserta de Ubatuba
Com mais de 102 praias, muitas delas desertas, essa é a que carrega no nome essa representatividade de Praia Deserta. Alguns a chamam de Praia do Deserto que, diante do cenário, é até difícil associar a um deserto.
Essas três praias são o ponto mais próximo no continente da Ilha do Mar Virado. Boas para a prática de mergulho livre e a região é muito procurada para pesca de vara e anzol.

Ilha do Mar Virado visível na linha horizonte a partir da Praia Deserta
E agora a jornada continua. Se você começou da Fortaleza, fazer uma pausa na Praia Deserta é justo e merecido.
Haverá um trecho íngreme de subida e descida, sendo que no lado da Deserta é mais difícil. Então se você tiver saído da Lagoinha, a descida será tensa, com grandes erosões.
Com tempo seco ou úmido o risco de escorregar é iminente e exige cautela. É nesse ponto que fotos como a seguinte, que você provavelmente já viu na internet, são tiradas.

Vista das praias do Cedro do Sul, Prainha da Deserta e da Praia da Deserta em trecho da Trilha das 7 Praias entre a Deserta e a do Bonete
Praia Grande do Bonete
A Praia Grande do Bonete é, sem dúvida, a mais frequentada da Trilha das 7 Praias. Muitas embarcações particulares ancoram e os tripulantes aproveitam da calorosa receptividade dos moradores.
Também chamada de Praia do Bonete Grande, ali vive uma comunidade de pesca e é nela que você encontrará mais opções de quiosques.

As casas, rancho de pesca e quiosques na Praia Grande do Bonete concentram-se no extremo esquerdo
Nesse extremo da praia há também presença de água doce e, com isso, repelentes são necessários. Os mosquitos, borrachudos, atacam principalmente no início e final do dia.
A menos que a definição de tradição tenha alterado, a festa mais tradicional de Ubatuba é a Festa de São Sebastião da Praia Grande do Bonete. Em 2020 ela terá sua 172ª edição realizada.
Cito tradição, pois a Prefeitura promove a Festa de São Pedro Pescador como a mais tradicional. Em 2020 será a 97ª edição, 75 anos a menos que a da Grande do Bonete.
Praia do Bonete
Assim como na vizinha anterior, na Praia do Bonete são oferecidos passeios de barco. Você pode utilizar o serviço para avançar na trilha das 7 praias sem esforço ou para retornar, se já tiver sentido o cansaço.
Ela também é uma boa praia para banho e há um único quiosque que funciona em períodos mais movimentados. Bem menor que a Grande do Bonete, porém tão acolhedora quanto. A água doce também está presente do Bonete mas no extremo direito.

Registro do extremo direito da Praia do Bonete, onde a trilha continua para a Praia do Peres
Praia do Peres
Após cerca de 3h percorrendo a Trilha das 7 Praias após sair da Fortaleza, chegamos no final da Praia do Bonete e, dela, mais 15 minutinhos para chegar na Praia do Peres.
Esse registro foi feito em fevereiro e o horário de verão estava em vigor. O registro abaixo foi feito exatamente 18h01 e revela a beleza do pôr do sol nesse lado da trilha.

Final de tarde na Praia do Peres, exatamente 18h01, com esse espetáculo de pôr de sol
A Praia do Peres tem um tradicional bar/quiosque que, evidentemente, funciona em períodos de maior fluxo turístico.
Apesar de boa para banho, não é uma das mais procuradas da trilha para tomar banho de mar.
Praia do Oeste
Quase no final da trilha, próximo da Praia da Lagoinha, a Praia do Oeste tem uma estreita faixa de areia e muitas rochas em sua orla.
Quando a maré está alta a praia praticamente desaparece, porém é um lugar muito calmo, com pouca frequência de pessoas. Se você está em busca de paz, um lugar para relaxar, meditar ou curtir a dois, é uma boa opção.

Uma característica da Praia do Oeste é a quantidade de rochas distribuídas em sua orla e o tom escuro da areia. Ela é a última da Trilha das Sete Praias saindo da Fortaleza.
Entre a Praia do Peres e a Praia do Oeste são menos de 10 minutos, talvez nem cinco. Elas são coladinhas, bem próximas. Em períodos letivos é comum encontrar mães, pais e crianças indo e vindo da escola nos horários de entrada e saída.
Do Oeste para a Lagoinha são mais uns quinze minutinhos de caminhada em trecho totalmente plano.
É isso aí, chegamos ao final da Trilha das 7 Praias em Ubatuba. Nessa ocasião saímos 15h50 da Praia da Fortaleza e terminamos a trilha por volta de 19h30.
Horário de verão, fevereiro, com criança de colo (1 ano e 11 meses), que dormiu 20 minutos antes de chegar na Praia do Cedro. Continuou a soneca na areia por mais meia hora e já seguimos a trilha fotografando e curtindo as belezas desse paraíso ecológico.
Informações e Referências
Nosso desejo é apresentar tudo que um lugar específico de Ubatuba tem para oferecer. É quase inevitável deixar passar algo. Aqui estão algumas referências complementares sobre a Trilha das Sete Praias.
- Praia da Fortaleza agora
- Praia da Lagoinha agora
- Praia da Maranduba agora
- Praia Grande agora. Geralmente apresenta lentidão no trecho e fica no caminho para quem está na região central ou norte.
Referências externas (Ubatuba Guide)
Referências internas e externas de interesse
Trilhas em Ubatuba e Ilhas de Ubatuba
- Visite a Ilha das Couves
- Conheça a Trilha das Sete Praias
- Artigo completo sobre a Trilha das Sete Praias no UG
- Conheça a Trilha Brava da Almada
- Conheça a Trilha das Sete Fontes
- Conheça a Ilha do Prumirim em Ubatuba
- No UG há um bom artigo sobre a a Ilha das Couves (Ubatuba)
- Assim como ótimo conteúdo sobre a Ilha do Prumirim
- Veja também opções de Passeios de Escuna e Lancha em Ubatuba em nosso site
- Veja também opções de Passeio de Escuna em Ubatuba no UG
- Além de Passeio de Lancha em Ubatuba no UG
- Guia de Mergulho em Ubatuba no UG
- Conheça as Praias de Ubatuba no UG
- Conheça as Trilhas em Ubatuba no UG
Hospedagens
- Procurando hospedagens? Veja onde ficar em Ubatuba: pousadas, hotéis e outras hospedagens do sul ao norte do município
- Veja também onde ficar na Praia Grande em Ubatuba: pousadas, hotéis e casas para locação
- Melhores praias de Ubatuba para banho, em nosso blog
- Conheça as Melhores praias para banho em Ubatuba no UG
- Conheça as Melhores praias de Ubatuba para famílias no UG
- Índice das Praias de Ubatuba por nomes no UG
- Visite o Projeto Tamar
- Conheça a Rua Guarani
- Conheça o Aquário de Ubatuba, no UG
- Ilha Anchieta, no UG
Página publicada em 10/10/2017 e revisada em 21/04/2019 por